Em decisão inesperada, comissão aprova projeto contra fair share

Silvye Alves Câmara dos Deputados
Deputada Silvye Alves. Foto: MyKe Sena/Câmara dos Deputados

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, de maneira inesperada, aprovou o relatório da deputada Sylvie Alves (União/GO) favorável ao  PL 469/2024, de autoria do deputado David Soares (União/SP) e que proíbe operadoras de telecom de cobrarem empresas de Internet com base na geração de tráfego de dados. Agora o projeto será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça, se não houver requerimento para a redistribuição da matéria a outra comissão.

Trata-se de uma reviravolta já que na terça o deputado Silas Câmara (Republicanos/AM), presidente da Comissão de Comunicação da Câmara, havia anunciado que o PL 469/2024 só seria votado no próximo ano, depois de audiência com alguns dos atores interessados.

O projeto de lei altera o Marco Civil no artigo da neutralidade de rede:

Notícias relacionadas

"Art. 9º-A É vedado aos provedores de conexão de internet a instituição de tarifação baseada em tráfego gerado por provedores de aplicações de internet, assegurada a manutenção dos princípios da neutralidade de rede previstos nesta Lei.

Parágrafo único. A tarifação do uso da infraestrutura de rede dos provedores de conexão de internet será estabelecida nesta ou em outras Leis, devendo a regulamentação específica sobre tais temas se ater a questões procedimentais, respeitado o disposto no caput".

A deputada Sylvie e o deputado David Soares se manifestaram ao final da votação dizendo que o projeto beneficia o consumidor ao evitar a possibilidade de uma cobrança adicional.

Trata-se de um projeto apresentado no começo do ano, no auge dos debates sobre a instituição de uma eventual cobrança pelo tráfego gerado pelas grandes plataformas de Internet, e que contou com apoio de radiodifusores e das big techs. Se o projeto for sancionado, não será possível a empresas de telecomunicações estabelecerem nenhum tipo de cobrança pelo tráfego gerado pelas aplicações.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!