Anatel defende revisão do Fust e leilão de 5G 'filé com osso'

Presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais. Foto: APC/Anatel

O presidente da Anatel, Leonardo Euler, defendeu durante audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) pontos caros ao setor de telecomunicações, como a redução do Fistel para estações de satélite (VSATs), a reestruturação de fundos setoriais e um viés não totalmente arrecadatório para o leilão de 5G. A audiência realizada nesta quarta-feira, 4, foi motivada pelas queixas de consumidores, que colocaram as empresas de telefonia na liderança do ranking de reclamações do Procon-SP. 

O presidente da agência endereçou as preocupações de que o futuro leilão de 5G tenha viés arrecadatório. A Anatel coloca que não será "exclusivamente arrecadatório", e que poderia seguir os moldes do "filé com osso" do leilão de 3G em 2007, com blocos associando áreas atrativas economicamente a contrapartidas de obrigações de investimento em regiões menos atrativas. Vale lembrar que a proposta do conselheiro Vicente Aquino é a de dividir o País em 14 regiões, mesclando o que ele próprio chama de "filé e osso".  

Ao tratar da taxação de instalação (TFI) e fiscalização (TFF) que compõem o Fistel, Euler argumentou que os altos valores de R$ 201,12 e R$ 100,56, respectivamente, impedem a disseminação da conexão por satélite. A Anatel entende que os valores devem ser equiparados ao de terminais de telefonia móvel – o que é a proposta do PLS nº 349/2018, atualmente sob relatoria do senador Chico Rodrigues (DEM-RR).

Notícias relacionadas

Fust

Euler também defendeu na CDC uma revisão legislativa para o adequado uso do Fust. "Precisa alterar a legislação do Fundo, ainda que não consigamos utilizar os recursos arrecadados, que possamos ao menos destravar o uso daqui para a frente", declarou. 

Também presente na audiência, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, posicionou-se sobre a probabilidade de extinção dos fundos setoriais com a Proposta de Emenda Constitucional dos Fundos (PEC 187/2019), do próprio governo e que tramita no Senado. Para Pontes, se forem de fato extintos, basta recriá-los pelo Congresso "de maneira mais eficiente para uso". Citou inclusive o próprio Fistel, argumentando que ele poderia ser utilizado nos satélites de telecomunicações e no Programa Espacial Brasileiro. Secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes destacou que o governo apresentará um projeto de lei, originado a partir de proposta da Anatel, para garantir aplicação efetiva dos valores do Fust, mudando a destinação dos recursos para a banda larga. A promessa é que o PL seja encaminhado ao Congresso "nos primeiros dias de 2020".

Reclamações

Ao tratar das reclamações dos consumidores, motivo do chamamento dos representantes da Anatel e do MCTIC à CDC, Leonardo Euler lembrou que a agência tem tomado medidas desde 2017 em relação a uma das queixas mais frequentes: cobranças indevidas de serviços de valores adicionados (SVAs). Ele diz que houve uma queda de 204 mil reclamações sobre o tema desde 2017, e que o órgão regulador impôs às operadoras uma maior segurança na contratação de SVAs, maior controle da disponibilidade desses serviços, revalidação da base de assinantes e gestão de débitos futuros. E citou ainda a importância de troca de multas por investimentos ou obrigações de fazer, como as do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Nextel. (Com informações da Anatel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!