Para a TIM, Anatel vai estender desoneração para small cells em 2014

Uma dos pilares do investimento de R$ 3,3 bilhões previstos especificamente para infraestrutura (que corresponde a 90% de todo o investimento da empresa) em 2014 da TIM é a implantação das redes heterogêneas (HetNets). E segundo o presidente da operadora, Rodrigo Abreu, a estratégia de HetNets da TIM não foi mudada por conta da regulação das femtocells. Em conversa com jornalistas em São Paulo nesta quarta-feira, 4, ele disse que acredita que se trata apenas do "início da discussão", e que o debate se estenderá também para as small cells metropolitanas em geral.

Notícias relacionadas
O projeto de redes heterogêneas será importante também para a cobertura em estádios para a Copa do Mundo, mas o executivo reclama que a regulamentação da Anatel restringe a desoneração do Fistel às células com potência de até 1 W, limitando as aplicações para cobertura indoor em residências e escritórios, mas não para o atendimento para concentração de público. "Gostaríamos de mais flexibilidade para atender às demandas, e o uso de small cells é uma delas", disse.

Para Abreu, a agência deveria instituir a desoneração também para as aplicações outdoor no atendimento a regiões com alta densidade. "Tem que liberar de 1 W a 5 W, ou ao redor de 2 W a 5 W. Essas antenas estão pagando o mesmo Fistel de uma antena de 80 W", compara. Na conta da TIM, para atingir a mesma cobertura de uma macrocélula, é preciso de dez a 15 small cells. Assim, sem a desoneração da taxa de fiscalização, fica inviável a implantação da infraestrutura.

Mas o executivo garante que isso não altera os planos de investimentos em HetNets em 2014. "Até porque nós achamos que essa especificação (da potência de 1 W) vai evoluir, foi só um primeiro passo, ainda tem outros na sequência. A HetNet é um caminho inexorável no setor", espera. Nesta semana, a empresa deu o primeiro passo: uma parceria para implantação de redes auto-organizáveis (SON, na sigla em inglês) com a Cisco e a Celcite, que já fomentam a estrutura para as redes heterogêneas.

4G

Ainda falando de novas tecnologias, Abreu voltou a afirmar que o leilão da faixa de 700 MHz está sendo discutido diretamente com a Anatel. Ele explica que o custo de limpeza de faixa pode ser maior do que o próprio custo do espectro, e que, por isso, a limpeza deveria ser pré-definida e regulada. Outro ponto são as obrigações ainda indefinidas que serão colocadas no edital. "São muitas variáveis que precisam ser definidas para as empresas poderem calcular (o investimento)".

Ele reconhece a vantagem do dividendo digital para atingir uma maior cobertura e diz que o governo está empenhado para poder difundir o LTE. A definição de blocos de 5 MHz + 5 MHz, com limite de 10 MHz + 10 MHz, também é vista de maneira positiva. "Se tivesse numero muito menor de blocos, obviamente custo tende a aumentar. Com mais blocos, evita concentração exagerada de espectro", explica.

Na faixa de 2,5 GHz, o desempenho da TIM tem agradado Abreu. Segundo ele, o avanço da base da operadora no ano ficou dentro da expectativa, "até um pouco melhor". A empresa hoje é a segunda maior do País em 4G (atrás da Vivo, que tem 40,14%), contabilizando 208 mil acessos LTE, ou 28,48% do mercado brasileiro. Ele critica a divulgação do aumento da cobertura das outras teles, justificando que prioriza a cobertura da população, e não o número de municípios atingidos. "Para nós, não é uma corrida pelo número de cidades", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!