China Mobile, NTT DoCoMo e KT estendem parceria

Três das maiores operadoras móveis asiáticas, a chinesa China Mobile, a japonesa NTT DoCoMo e a sul-coreana KT, anunciaram a extensão até janeiro de 2017 de seu acordo de cooperação comercial e tecnológica. O mais novo passo dado pelo projeto foi o estabelecimento de roaming de dados em redes de quarta geração (4G) para os assinantes da KT que visitarem o Japão, usando a rede da DoCoMo. A cooperação entre as três teles engloba ainda o desenvolvimento conjunto de um padrão para roaming de serviços de pagamento via NFC e o compartilhamento de conteúdo digital. As informações são do site Rethink Wireless.

Notícias relacionadas
Análise

A estreita colaboração entre operadoras de países diferentes é sadio para o mercado e benéfico para o consumidor, por conta da geração de serviços de roaming, o que é particularmente útil entre países vizinhos com grande troca de viajantes, como é o caso de Japão, Coreia do Sul e China. Por sinal, os três países têm outras operadoras de grande porte que poderiam formar alianças similares.

Em outras regiões esse cenário é mais complicado, pois geralmente os grandes grupos disputam entre si vários mercados. É o caso da América Latina, virtualmente dividida entre dois grupos: América Móvil e Telefônica. Talvez fizesse sentido algo parecido entre as teles independentes da região, como Oi, Entel e Tigo, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!