UIT diz que delegações são livres para escolher seus membros

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) está realmente empenhada em se defender das acusações que se intensificam após o início da Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (WCIT-12) nesta semana. Em um novo comunicado, a entidade afirma que o evento começou "de maneira positiva, o que não reflete o debate por vezes amargo que tem acontecido na imprensa nos meses recentes". A UIT diz ainda que propostas não serão necessariamente aprovadas, que qualquer delegação é livre para escolher seus membros e que há uma parceria com entidades plurissetoriais como o ICANN para garantir que a Internet continue sendo livre e aberta. A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) é a entidade privada sem fins lucrativos responsável pela coordenação global do sistema de identificadores da Internet, como o sistema de domínios (DNS) ou protocolo de Internet (IP).

Notícias relacionadas
"Qualquer organização internacional ou país pode aparecer com ideias, sugestões e propostas, mas isso não significa necessariamente que elas serão aceitas", defende-se a UIT. A entidade diz que, diferente da convenção de 1988 em Melbourne, na Austrália, onde foram discutidas as Regulamentações Internacionais de Telecomunicações (ITRs), a conferência em Dubai tem uma realidade de um mercado mais amplo e maduro, o que justificaria a presença heterogênea de participantes. "Qualquer delegação que venha à WCIT é livre para escolher seus próprios membros e eles podem vir de qualquer parte da sociedade – ou seja, não apenas representantes dos governos".

A UIT garante também que, "como um sinal de uma nova era de colaboração", o CEO do ICANN, Fadi Chehadé, foi responsável pela sessão de abertura no qual "abraçou a cooperação entre as duas organizações, claramente indicando que são complementares e que nenhuma das partes tem qualquer intenção de invadir o território do outro". Entretanto, a entidade diz que há assuntos não-técnicos que "facilmente se encaixam no escopo da UIT", chegando a dizer que, uma vez debatido e analisado, pode ser decidido o papel da UIT, se há outras organizações melhor capacitadas para endereçar esses assuntos, ou se uma abordagem de uma instituição plurissetorial mais ampla é necessária.

A entidade diz mais uma vez que o atual sistema de cobrança bilateral de serviços de telecomunicações internacionais "está funcionando nas economias desenvolvidas e isso não vai mudar". A UIT também diz que os países em desenvolvimento "precisarão gerar políticas melhores para permitir lucrar com os benefícios econômicos e sociais que as telecomunicações, em particular a banda larga, oferece a eles". O texto finaliza afirmando que a única maneira de seguir em frente em Dubai é "construir um consenso", com delegações precisando "achar maneiras de se comprometer para fazer progresso".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!