98% das operadoras do mundo pretendem usar smallcells, diz pesquisa

Com o crescimento das redes 3G e 4G, a necessidade de infraestrutura aumenta, e as smallcells podem ser a solução para preencher esses gargalos. Segundo pesquisa da Informa Telecoms & Media divulgada nesta terça-feira, 4, 98% das operadoras no mundo acreditam que essas tecnologias são essenciais para o futuro de suas redes. O levantamento, referente ao mercado desses equipamentos no último trimestre, ainda afirma que há um progresso importante sendo feito com operadores anunciando femtocells com capacidade 3G/LTE e com integração de smallcells e hotspots Wi-Fi. A pesquisa afirma que há atualmente 46 implementações de smallcells no mundo, incluindo nove das dez maiores operadoras em receita.

Notícias relacionadas
O levantamento cita o Small Cell Forum e a Wireless Broadband Alliance, que anunciaram estar trabalhando juntos para integrar de forma inteligente as smallcells com Wi-Fi para melhorar a qualidade do serviço, diminuir custos e simplificar a instalação. Outro destaque é o fato de a Cisco ter anunciado a fabricação de suas primeiras smallcells com suporte a múltiplas tecnologias, com 3G, LTE e Wi-Fi integrado à operadora.

O foco principal de 55% das operadoras, segundo a Informa, é implementar as soluções para acessos públicos nos próximos 12 meses. O mercado corporativo é a meta de 35% das empresas. Quase metade (49%) das operadoras afirmou que a maior preocupação está em problemas de planejamento, como sites adequados e energia, enquanto 35% citaram desafios de backhaul.

Para as empresas pesquisadas, o LTE será a grande tecnologia que vai popularizar as smallcells nos próximos cinco anos, embora haja um interesse crescente no LTE-Advanced (LTE-A), evolução do padrão 4G proposto pelo 3GPP que otimiza redes heterogêneas com células de diferentes tipos. Além disso, permite a utilização do espectro de 100 MHz, que conta com alcance muito maior pela baixa frequência. O Wi-Fi deverá servir como tecnologia complementar ao LTE, ainda de acordo com a pesquisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!