Conselho Consultivo acerta posição sobre reversibilidade de bens

A polêmica que se iniciou no ano passado sobre a reversibilidade do backhaul construído a partir da troca de metas de universalização das concessionárias de telefonia fixa ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira, 4. Em sua última reunião neste ano, o Conselho Consultivo da Anatel aprovou um documento refletindo a posição da maioria do grupo com relação ao tratamento dos bens reversíveis como um todo pela agência. O documento e os debates sobre o backhaul estão diretamente relacionados, uma vez que o posicionamento acertado hoje é fruto de uma série de debates realizados no conselho gerados exatamente por conta da polêmica em torno da nova rede.
Mesmo com um acerto entre os conselheiros consultivos, a aprovação do documento não foi pacífica e as diferentes representações do conselho consultivo, que se desentendiam desde março deste ano sobre a interpretação das regras da reversibilidade, saíram perdendo na votação desta sexta.
O responsável pela produção do relatório colocado em votação, Luiz Perrone (representante das empresas e vice-presiente da Oi), sugeria que o Conselho Consultivo apoiasse a flexibilização do conceito de reversibilidade, abandonando a visão patrimonialista que prevalece atualmente. A visão de Perrone é que, mais importante do que monitorar constantemente um rol de equipamentos cadastrados com base no patrimônio privatizado, é a agência reguladora voltar sua atenção aos materiais realmente necessários para garantir a continuidade do serviço público.

Notícias relacionadas
Esta visão, defendida pelas concessionárias e por diversos membros da Anatel, permitiria que a lista de bens reversíveis fosse constantemente modificada, alterando os itens conforme a agência reguladora percebesse que um equipamento não é "essencial" à continuidade da prestação do STFC. A versão de Perrone neste sentido, no entanto, não foi aceita pela maioria. Seguindo sugestão dos conselheiros Ricardo Sanches (representante das empresas) e Walter Faiad (da sociedade), o grupo validou um texto garantindo que a análise patrimonialista "é tão importante quanto" a avaliação mais flexível considerando a essencialidade. Dessa forma, o Conselho Consultivo não firmou posição favorável a algumas mudanças que a Anatel estuda fazer no Regulamento de Bens Reversíveis neste sentido.
No início dos debates sobre a reversibilidade do backhaul, o então gerente-geral de Outorgas da Superintendência de Serviços Públicos da Anatel, Fernando Pádua (hoje superintendente interino da SPB), disse à imprensa que a Anatel estudava uma reforma no regulamento e um dos itens que poderia ser contemplado era exatamente a flexibilização da visão da agência sobre os bens reversíveis. O projeto ainda não foi apresentado ao público desde então.
Backhaul A e backhaul B
Sanches e Faiad venceram a disputa com relação à flexibilização, mas foram derrotados em outro ponto importante do debate. Apesar da posição contrária dos dois conselheiros, a maioria dos presentes na reunião de hoje validou o documento com as recomendações do Conselho Consultivo ressaltando que é reversível à União apenas o "backhaul do STFC", conforme sugerido por Perrone. Com isso, o conselho firma posição em favor da existência de uma diferenciação entre a parte da infraestrutura que atende ao STFC e a que trafega informações via outros serviços.
Esta análise não é nova dentro da Anatel. Em fevereiro desde ano, por ocasião das discussões na Justiça em torno do backhaul, o então superintendente de Serviços Públicos Gilberto Alves disse a este noticiário que existem vários "backhauls" e que apenas aquele construído com base no decreto que trocou a meta de implantação dos Postos de Serviço de Telecomunicações (PSTs) seria de natureza pública e reversível. "Depois do decreto, ainda existe construção de redes – backbones, backhauls – que não fazem parte do decreto", disse Alves na ocasião.
Para Ricardo Sanches, essa dissociação entre o que é o "backhaul do A e do B" não é justa para a sociedade. "Vamos reverter para o Estado apenas a pista que passa caminhão enquanto as pistas que passam carros, motocicletas, não. Não tem cabimento isso. Se a sociedade pagou por tudo, tem que voltar tudo para a União", protestou. Já Perrone tem convicção de que a separação da rede em uma parte reversível e outra não reversível é natural na realidade dos serviços de telecomunicações. "Há uma parcela do backbone, do backhaul que é bem reversível e outra que não é. Esse é o parecer. Nem tudo é reversível na rede", explicou o conselheiro na semana passada quando reapresentou sua análise.
O posicionamento oficial do Conselho Consultivo será encaminhado ao Conselho Diretor da Anatel e não é vinculativo, ou seja, não tem força para gerar alterações na regulamentação. No entanto, a análise tem força política e por representar a visão de um grupo que representa os diferentes segmentos da sociedade, pode servir para avalizar futuras mudanças que a Anatel pretenda fazer nas regras do setor. O Conselho Consultivo só deve retomar suas atividades no próximo ano, no dia 29 de janeiro, quando pretende discutir o Plano de Metas de Universalização (PMU), pacote de expansão do STFC subsidiado pelo Fust.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!