Analista defende handsets mais simples

O presidente da Beyond ? Marketing Resources, William Nazaret, dos Estados Unidos, provocou os fornecedores presentes ao 3GSM Americas nesta quarta ao afirmar durante palestra que o mercado de handsets está "totalmente errado". Sua teoria é de que para aumentar a penetração no mercado é preciso oferecer aparelhos simples, de baixo custo e pré-pagos. ?Para que investir tanto para fabricar aparelhos mais bonitos??, instigou o palestrante. ?As pessoas não têm o que comer, não vão ficar exibindo aparelhos. Quem quiser reduzir custos deve eliminar todas as pessoas que fazem pesquisa; basta um grupo que se reúna uma vez por ano.?
Executivos da Siemens e da Nokia reagiram contrariamente às afirmações, ao que Nazaret respondeu que a banda larga na Ásia e nos Estados Unidos só cresceu porque foi exigido que o cable modem fosse um só, com o projeto standard sendo desenvolvido pela Cisco. Além disto, disse que no Japão existe só um tipo de handset. ?A idéia de tornar o aparelho esquisito não funciona?, defende ele. ?Para cada dólar que foi aplicado no desenvolvimento do handset terá que ser subsidiado um dólar. Se os fabricantes (locais) não fizerem alguma coisa, os chineses farão, e eles já estão pensando nisto.?
O presidente da Nokia, Fernando Terni, disse ao TELETIME News que após a realização de uma pesquisa a empresa descobriu que os usuários de baixa renda não querem aparelhos baratos porém feios. Até o visor do telefone a empresa havia retirado para baratear o custo. ?Descobrimos que o celular é a identidade de cada um, então temos que ter um design bonito, retirando as funções desnecessárias?, afirmou o executivo. O primeiro modelo do projeto batizado de ?aparelhos de entrada? será lançado no primeiro semestre do próximo ano. O desenvolvimento está sendo feito na China e a distribuição será mundial. Terni não informou o preço projetado para o aparelho, entretanto uma fonte bem situada assegura que custará para o consumidor 20% abaixo do que é cobrado pelos aparelhos da marca atualmente.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!