A operadora de satélites Sateliot formalizou um acordo de colaboração com a Unesco nesta segunda-feira, 4. O objetivo, segundo a companhia, é fomentar projetos de ampliação do acesso à educação e inclusão digital, bem como fortalecer o ensino de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
O anúncio foi feito durante a Reunião Mundial de Educação 2024 (GEM 2024), na cidade de Fortaleza. O encontro tratou de temas sobre educação digital, acesso a tecnologias consideradas inovadoras e desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro.
Durante o evento, a Unesco reforçou a parceria estratégica com a Sateliot. Dentro da parceria, a operadora sediada na Espanha falou sobre o Impact Challenge, programa de treinamento que oferecerá formação para professores, além de educação para jovens nas áreas de STEM e empreendedorismo.
Na América Latina, o Impact Challenge começa em escolas no Brasil e no Chile. Em seguida, expandirá para a África, Ásia e Oriente Médio, culminando no BCN2026 Hackathon, onde serão apresentados os projetos mais destacados de cada país.
Segundo a companhia, a ideia por trás da capacitação de jovens é que eles aprendem a projetar e implementar "propostas inovadoras para abordar problemas reais da comunidade, promovendo desenvolvimento".
"Esta parceria empodera os estudantes em áreas remotas a adquirir habilidades transformadoras essenciais para um emprego de qualidade no futuro. É uma maneira responsável e significativa para nós contribuirmos para um mundo mais equitativo por meio do poder transformador da educação", disse CEO e cofundador da Sateliot, Jaume Sanpera.