A divulgação de dados de assinantes da banda larga fixa no Brasil indicou 50,839 milhões de acessos reportados pelas operadoras à Anatel durante o mês de setembro.
A marca já havia sido alcançada ao longo deste ano. Como a Anatel ajusta nos meses seguintes as informações da banda larga (por conta de provedores que reportam dados com atrasos), é possível verificar que desde maio de 2024 o serviço contava com mais de 50 milhões de acessos.
Não são levados em consideração na conta da agência acessos de operadoras que não reportam informações ou que atuam na informalidade. Dados mais recentes da PNAD Contínua indicam que 86,9% dos domicílios particulares do Brasil utilizaram Internet fixa em 2023 – o que representaria cerca de 68 milhões de lares.
De qualquer forma, os 50,8 milhões de acessos registrados até o mês de setembro representam uma adição de 2,2 milhões de novos contratos ao longo de 2024. Para efeitos de comparação, no mesmo período de 2023 o mercado somava 2,5 milhões de adições.
Já na divisão entre grandes e pequenas prestadoras, o segundo grupo responde por 28 milhões de acessos, ou 55% do mercado brasileiro de banda larga. Por sua vez, os grandes grupos têm 45%, ou 22,7 milhões de acessos.
Empresas
No mês de setembro a líder na adição de clientes foi a Vivo, com saldo positivo de 47 mil novos contratos. A empresa adicionou 59 mil assinantes na tecnologia de fibra, perdeu 12 mil no cobre e encerrou o mês com base de 7,13 milhões de clientes na banda larga.
Acima da empresa em número de assinantes está a líder de mercado Claro, que teve 13 mil adições em setembro, resultado de 44 mil novos acessos na fibra e 30 mil desconexões no cabo coaxial. No total a empresa tem 10,17 milhões de assinantes.
A Oi soma uma base de 4,55 milhões. A empresa perdeu 37 mil acessos totais em setembro, sendo 21 mil na fibra (negócio que está sendo vendido para a V.tal) e 15, na operação legada de cobre.
Já entre os provedores, o melhor resultado veio da Brisanet, com 14 mil adições líquidas, para base de 1,4 milhão. A maioria dos principais ISPs ficou com adições abaixo dos 10 mil. Já a Starlink, principal player do País na Internet via satélite, adicionou 26 mil novos clientes em setembro, levando a base para 264 mil.