A Huawei anunciou em outubro um projeto com o porto de Tianjin, na China (um dos maiores do mundo) para automação com o uso de tecnologias digitais. Foi desenvolvido um Sistema de Transporte Horizontal Inteligente Autônomo nível L4, que não requer nenhuma interação humana na operação de veículos. Uma frota de 76 Veículos Guiados Inteligentes (VGIs) atuam de maneira coordenada na movimentação de contêineres e carga.
"Estamos progredindo em direção à automação, mas ainda precisamos atingir o nível L5. Apesar disso, já podemos colocar essas tecnologias em uso, em ambientes controlados como portos, com resultados surpreendentes", disse Joaquin Saldana, vice-presidente de estratégia e marketing da Huawei América Latina e Caribe.
Saldana afirmou que a transformação digital está evoluindo rapidamente e que os portos são ambientes típicos em que operações inteligentes podem melhorar significativamente a eficiência e as condições de trabalho. Segundo a empresa, o transporte horizontal convencional enfrenta três grandes desafios: "Em primeiro lugar, estão os ambientes difíceis, com longas horas de trabalho extenuante e operações complexas contínuas, além dos riscos de acidentes com máquinas pesadas. Em segundo estão os riscos de segurança devido à fadiga dos motoristas ou o uso indevido de máquinas pesadas. E, finalmente, o problema do trabalho manual ineficiente", diz a Huawei em comunicado.