Publicidade
Início Newsletter Resultado do leilão de 5G deve ser comemorado, sobretudo por seu modelo

Resultado do leilão de 5G deve ser comemorado, sobretudo por seu modelo

Foto: Pixabay

Em uma primeira análise, ainda sem o resultado do leilão de 5G completo, pois faltam as faixas de 26 GHz que terão propostas abertas nesta sexta, 5, é possível dizer que o governo e a Anatel podem comemorar o resultado. O principal objetivo do leilão foi alcançado: colocar uma enorme quantidade de faixas de espectro no mercado e diversificar o cenário competitivo com novos players regionais. A entrada no mercado móvel de novas empresas é um fato muito positivo: Winity/Pátria com a faixa de 700 MHz nacional; Unifique/Copel com os 3,5 GHz no Sul, Sercomtel entrando em São Paulo e no Norte; Brisanet, que prometia agressividade, avançando no Nordeste e Centro Oeste; e a surpreendente Cloud2u (única empresa sem experiência em operação) levando o Sudeste (exceto SP) são os exemplos mais concretos de diversificação. Estas empresas venceram a primeira etapa, mas isso já aconteceu no passado com as sobras do 2,5 GHz. Agora a tarefa é muito mais complexa, de transformar uma outorga em uma operação economicamente sustentável. Algumas delas já contam com uma boa infraestrutura de rede de fibras, outras precisarão sair do zero. A estratégia dos novos players será o grande fato a ser acompanhado daqui em diante.

Alguns candidatos acabaram ficando de fora. Eram grupos que prometiam novos modelos, como Highline/DigitalBridge, a Datora e Iniciativa 5G (congregando 420 ISPs). Contra esses, o momento econômico e as opções limitadas de negócios podem ter sido um fator contrário. Algumas destas empresas podem voltar para a faixa de 26 GHz, e novos grupos prometem ainda entrar.

Grandes se firmam

Notícias relacionadas

Entre as grandes operadoras, é possível dizer que o resultado também é positivo porque os lances foram agressivos. A Claro foi, sem contar ainda as faixas de 26 GHz, a empresa que mais investiu para dar lances vencedores no leilão. TIM e Vivo ficaram alguns degraus atrás em termos de agressividade nos lances, o que se reflete em uma quantidade maior de espectro que a Claro acabou levando na faixa de 2,3 GHz, abocanhando os principais blocos de 50 MHz.

Ainda assim, todas as grandes operadoras têm o que comemorar, pois asseguraram 100 MHz de espectro na faixa de 3,5 GHz, considerada a mais relevante, e garantiram presença na faixa de 2,3 GHz, como era esperado. A Algar por pouco não fica sem os 2,3 GHz na sua própria área, mas conseguiu manter posição. Mas considerando que é uma empresa com uma estratégia de expansão nacional, pelo menos no mercado de B2B, havia a expectativa de que a Algar entrasse em algum lote regional de 3,5 GHz para além do seu território. 

Um novo modelo

Mas o principal resultado do leilão foi o modelo. Pela primeira vez o governo, incluindo a sempre temida “área econômica”, aceitou abrir mão de uma arrecadação substancial por compromissos de investimentos. São obrigações importantes, que terão um peso financeiro ainda muito pesado para as empresas e algumas são de complexa operacionalização, mas que se revertem em uma infraestrutura concreta de telecomunicações, o que é um fato que precisa ser muito comemorado. Também é um leilão importante porque mostrou a Anatel marcando posição firme junto ao TCU em relação às suas opções regulatórias. Quem acompanha esse cabo de guerra entre a agência e os órgãos de controle sabe o quão simbólico foi esse momento.

O timing econômico do leilão não foi bom. Se a licitação tivesse acontecido há alguns meses, segundo proponentes do leilão e analistas de mercado ouvidos por esse noticiário, o resultado poderia ser melhor, com mais grupos financeiros apoiando iniciativas regionais e até mesmo nacionais. Mas com a economia derretendo, muito investidor tirou o pé de última hora. Ainda assim, o governo Bolsonaro vai poder levar esse fato positivo para a campanha de 2022. E certamente a pressão do governo será para que o maior número de operações esteja em funcionamento até outubro do próximo ano.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile