Governo indica Carlos Baigorri para a presidência da Anatel

Conselheiro Carlos Baigorri

Em coletiva realizada nesta quinta-feira, 4, durante a realização do leilão das frequências que serão usadas na tecnologia 5G, o ministro das Comunicações, Fabio Faria, disse que o nome do governo para a presidência da Anatel é do atual conselheiro e servidor da agência, Carlos Baigorri. Faria disse que conversará com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para agilizar o quanto antes as sabatinas na casa legislativa.

O atual secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), Artur Coimbra, será indicado para integrar o Conselho Diretor da Anatel. As movimentações para presidência e composição do conselho diretor da agência são motivadas pela saída de Leonardo Euler da presidência da Anatel.

Caso o nome de Carlos Baigorri seja aprovado pela Comissão de Infraestrutura do Senado, ele será o segundo servidor da casa a assumir a presidência da aurtarquia. Artur Coimbra também será sabatinado pela mesma comissão.

Notícias relacionadas

Sabatinas

Segundo apurou TELETIME, até então não teria havido a confirmação de que Baigorri de fato seria o indicado do governo para o cargo. A mensagem ao Senado ainda não foi enviada. Procedimentalmente, as mensagens que indicarão ele para a presidência e Artur Coimbra para o Conselho são primeiramente publicadas no Diário Oficial da União (DOU) para depois seguirem para a casa legislativa, e na sequência, para as comissões.

Até a finalização desse processo, o conselheiro-presidente da agência será o substituto automático previsto na lista de suplentes, Raphael Garcia de Souza. Garcia, que é o atual superintendente de gestão interna da Anatel, assumirá temporariamente não só a vaga aberta no conselho como também na condição de presidente. O conselheiro Emmanoel Campelo, que hoje é vice-presidente da agência, substituiria Leonardo Euler apenas nas suas ausências eventuais, o que não é o caso considerando o final do mandato, segundo a análise do Ministério das Comunicações.

O presidente Rodrigo Pacheco (PSD/MG) anunciou nesta quarta, 3, que fará um esforço concentrado para sabatina e votação de autoridades nos dias 29 de novembro, 1 e 2 de dezembro. Segundo o senador, essas datas aumentam as chances de presença de todos os demais senadores em Brasília.

Além dos nomes que já foram sabatinados e dependem de votação em Plenário, como o ouvidor da Anatel, há indicações pendentes de análise pelas comissões temáticas, como do superintendente geral do Cade, Alexandre Barreto, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). É possível que Carlos Baigorri e Artur Coimbra sejam sabatinados também nessas datas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!