Publicidade
Início Newsletter Anatel e UIT celebram acordo bilateral para estudar interferências em satélites

Anatel e UIT celebram acordo bilateral para estudar interferências em satélites

A Anatel celebrou com a União Internacional de Telecomunicações (UIT) acordo de cooperação para a realização de medições e avaliações relacionadas a interferências em redes satelitais. A parceria foi celebrada durante a Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-19), que acontece até o dia 22 de novembro em Sharm El-Sheikh, no Egito. 

Em comunicado, o presidente da agência, Leonardo Euler, disse que se trata de “importante oportunidade para colaborar diretamente para o sucesso do processo de gestão internacional do espectro radioelétrico e de posições orbitais no âmbito da UIT, fortalecendo e consolidando, dessa forma, a presença brasileira nessa seara”. 

No mesmo comunicado, a Anatel destacou que possui e opera a Estação de Monitoração de Satélites (EMSat/Anatel) no Rio de Janeiro. Considerado pela agência como um “importante legado dos investimentos governamentais por ocasião da realização dos grandes eventos esportivos no Brasil”, a EMSat fez com que a agência se tornasse o primeiro regulador do hemisfério sul e o oitavo no mundo a possuir própria estação de monitoramento de satélites. 

Notícias relacionadas

A estação pode ser operada remotamente e monitora parâmetros técnicos-operacionais das redes nas bandas C, Ku e Ka. Além disso, a EMSat acompanha a entrada em operação de novos satélites e detecta emissões não autorizadas, inclusive realizando a geolocalização de fontes interferentes. Pode também ser utilizada para realizar estudos e análises de uso eficiente do espectro, testes de convivência entre sistemas de radiocomunicação e em atividades relacionadas à coordenação e à mitigação de interferências.

Vale lembrar que a Anatel espera resultados dos testes com uso da faixa de 3,5 GHz e a possível interferência na recepção de TV por satélite na banda C (TVROs, ou TV parabólica). Segundo o governo, os testes estão sendo concluídos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile