Decisão sobre planejamento de cabo é adiada novamente

Continua sem definição o processo de atualização do Planejamento do Serviço de TV a Cabo e do Serviço de Distribuição Multiponto Multicanal (MMDS). A decisão final do Conselho Diretor da Anatel sobre o assunto foi novamente adiada, desta vez por um pedido de vistas do presidente da agência reguladora, embaixador Ronaldo Sardenberg.
Há meses a Anatel debate a reforma do planejamento, considerado defasado pelo órgão regulador por restringir a liberação de licenças a todos os interessados em oferecer o serviço. O objetivo claro da agência na mudança do planejamento é retirar a barreira a entrada de competidores nesse mercado, acabando com essa limitação ao número de outorgas por município brasileiro. Essa intenção foi apresentada publicamente pela Anatel em maio deste ano, quanto a autarquia suspendeu cautelarmente o limite de emissão de outorgas.
O assunto, no entanto, ainda gera polêmica, principalmente entre as atuais prestadoras de TV a cabo. Tudo porque há um entendimento de que o fim desse limite poderá permitir que as concessionárias de telefonia fixa também entrem nesse mercado, apesar de existirem restrições legais e contratuais à oferta de TV a cabo pelas teles.

Notícias relacionadas
A previsão original era de que o assunto só voltasse à pauta no dia 26 de novembro, quando terminaria o pedido de vistas de 70 dias concedido ao conselheiro Jarbas Valente. O conselheiro, no entanto, resolveu antecipar a reapresentação do processo ao Conselho Diretor. Com o novo pedido de vistas, agora do embaixador Sardenberg, o processo deve voltar à pauta na reunião da próxima semana. O presidente, no entanto, também pode pedir extensão de seu pedido de vistas, assim como fez Valente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!