Vivo, Claro, Brisanet e Starlink lideram banda larga em agosto

Os dados da banda larga fixa em agosto publicados pela Anatel no começo desta semana indicaram Vivo, Claro, Brisanet e Starlink como empresas do segmento que mais adicionaram clientes no oitavo mês do ano.

No saldo de todas as tecnologias, a Vivo teve 51 mil novos acessos e chegou a 7,09 milhões de clientes. Já a líder de mercado Claro somou 20 mil novos clientes, para 10,16 milhões de acessos na banda larga.

Entre as prestadoras de pequeno porte, a Brisanet teve saldo positivo de 15 mil acessos e alcançou 1,38 milhão de assinantes. E a Starlink, maior operadora de satélites do País, somou 13 mil acessos novos em agosto. São 237 mil clientes em solo brasileiro.

Notícias relacionadas

Outras empresas que cresceram foram Desktop (+10 mil), Giga+ (+ 9 mil), Unifique (+5 mil) e Vero (+4 mil). Brasil TecPar e Alares avançaram quase 2 mil usuários cada.

Oi e TIM caem

Alguns players importantes tiveram queda na base. É o caso da Oi, que recuou 47 mil clientes em agosto, para 4,58 milhões.

A queda ocorreu tanto entre clientes de cobre (-30 mil, para 236 mil assinantes) quanto na Oi Fibra: -15 mil acessos, para 4,33 milhões de acessos. Vale lembrar que a operação de fibra está em processo de venda para a rede neutra V.tal.

Outra que recuou foi a Ligga, com a perda de pouco menos de mil clientes em agosto (a paranaense tem 345 mil assinantes, se considerada também a operação da Horizons). A TIM teve leve queda de menos de mil clientes (para 802 mi), cenário parecido com o da Algar (815 mil).

Líderes na fibra

Se avaliado apenas a performance das líderes de mercado na fibra óptica (excluindo acessos em cobre ou cabo), Vivo e Claro seguem com fortes performances comerciais.

A primeira somou 65 mil acessos ópticos novos e ampliou para 6,6 milhões a base FTTH (em números, a Vivo tem a maior do País). E a Claro trouxe 50 mil novos clientes de fibra, para base de 1,65 milhão.

Mercado

Como já apontado por TELETIME, o mercado de banda larga está muito próximo da marca oficial de 50 milhões. Embora em agosto tenham sido reportados (até o momento) 49,5 milhões de usuários pelas empresas, números retroativos de julho já indicam as cinco dezenas de milhões.

O número pode se tornar oficial assim que a agência revisar os dados de agosto. Isso costuma ocorrer porque nem todos os provedores reportam as informações da forma adequada, algo que tem inclusive incomodado a Anatel, que planeja medidas na área.

Considerando os números preliminares de agosto, seriam 934 mil as adições da banda larga em 2024. Já tomando como base os números atualizados de julho, são 1,8 milhão de novos clientes em sete meses. Em 2023 a banda larga fechou o ano com 3,25 milhões de acessos.

(Uma versão anterior deste texto afirmava que a Ligga havia perdido 10 mil clientes em agosto, mas o número não considerava os dados da Horizons, subsidiária da empresa. A informação foi corrigida). 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!