Serviços OTT ficam fora do ar ou sofrem indisponibilidade; problema não afeta teles

Esta segunda-feira, 4, começou com um problema sem precedentes na Internet, com vários serviços over-the-top (OTT) ficando fora do ar ou intermitentes, como no caso do WhatsApp, Facebook, Google e Telegram. O problema mais sério, contudo, foi com os serviços do Facebook (a própria rede social, o Instagram e o Whatapp). De acordo com dados do site DownDetector, no Brasil houve impacto nas operadoras Claro, Oi, Vivo e na TIM. Já à noite, os serviços começaram a ser reestabelecidos.

Procurada, a TIM informou que a rede está operando normalmente. Isso pode indicar a possibilidade de que usuários estejam relatando problemas com operadoras, mas na realidade são os problemas com as plataformas OTT, e não com a conexão em si. TELETIME apurou também que a Vivo não está passando por anomalias na rede.

No final da tarde desta segunda, Oi e Claro também enviaram posicionamento. No caso da Oi, a empresa "informa que não há falha generalizada na sua rede e que seus serviços estão operando normalmente". Por sua vez, a outra tele diz: "A Claro informa que sua rede está operando normalmente".

Notícias relacionadas

O DownDetector indica que houve problemas a partir das 13h, da mesma forma como afetou os demais serviços. No caso da Claro, haveria um percentual maior (46%) no serviço de celular, enquanto na fixa há menos reclamações (21%). Na Vivo, há um índice semelhante em ambos os casos (43% e 22%). No caso da TIM, o site atribui problemas em 20% na móvel e 62% na fixa. Já a Oi registrou 38% na móvel e 27% na fixa.

Na lista de indisponibilidade da Internet brasileira (Caiu), contudo, há relatos de indisponibilidade também em servidores brasileiros, como os hospedados pela Celepar (Detran e governo do Paraná, entre outros).  

Há relatos ainda de outras teles internacionais. Nos Estados Unidos, há relatos de impactos na T-Mobile, Verizon e AT&T. Contudo, a mesma lógica encontrada no Brasil pode ser aplicada no caso. Ou seja, a indisponibilidade de serviços OTT acaba sendo "relatada" como sendo um problema da rede pelos usuáros.

Pane

No Twitter (que não tem sofrido com a instabilidade, aparentemente), há relatos de que houve um problema fundamental no DNS do Facebook, o que fez com que todos os serviços vinculados à rede da companhia sofressem diretamente com a pane. Isso significa a própria rede social, além do WhatsApp e Instagram fora do ar.

CTO do Facebook, Mike Schroepfer utilizou o Twitter para dar "sinceras desculpas a todos afetados" pela queda dos serviços. "Estamos tendo problemas de rede e os times estão trabalhando para fazer o debug e restaurar o mais rápido possível", declarou.

Houve relatos que até funcionários do próprio Facebook estariam sem conseguir ter acesso ao escritório por conta das portarias equipadas com sensores de Internet das Coisas (IoT).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!