Equinix inaugura data center em São Paulo para grandes provedores de nuvem

Protótipo de data center da família xScale

A Equinix anunciou nesta segunda-feira, 4, o início da operação do data center SP5x. Situado em Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo, ele faz parte de uma série de 32 ativos da família xScale, fruto de joint-venture com o Fundo Soberano de Cingapura (o GIC).

O novo data center tem uma capacidade de aproximadamente 5 megawatts (MW) em sua primeira fase que deverá evoluir para 14,4 MW quando concluído. O investimento total até a finalização é estimado em US$ 116,4 milhões. O SP5x é o sétimo data center da Equinix no Brasil.

"Ao contrário dos data centers tradicionais de varejo, compartilhados por centenas de empresas, o novo data center de hiperescala visa atender às necessidades de implantação de carga de trabalho de um grupo específico de empresas de hiperescala, incluindo os maiores provedores de serviços de cloud do mundo", afirmou a provedora de serviços.

Notícias relacionadas

Em comunicado, Alibaba Cloud, Amazon Web Services, Microsoft Azure, Oracle Cloud e Google Cloud foram citados como potenciais clientes, até por já terem relacionamento comercial com a Equinix. Além da maior escala de computação, cache de edge computing também poderá ser ofertado.

"As instalações são projetadas de acordo com os requisitos técnicos, operacionais e de preços dessas empresas, que exigem grandes quantidades de espaço e energia para suportar a enorme expansão de milhares de servidores para cloud, analytics de big data ou tarefas de armazenamento, ao mesmo tempo em que atendem aos compromissos de sustentabilidade do cliente e da empresa", prosseguiu a empresa.

Os 32 data centers da linha xScale envolvem investimento de US$ 6,9 bilhões nas Américas, Europa e Pacífico, liderados pelo GIC. O fundo tem atuação no segmento de telecomunicações brasileiro e faz parte do grupo de investidores que arrematou o controle da V.tal junto à Oi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!