Anatel mostra Brisanet na liderança da banda larga entre PPPs

Foto: Bruno do Amaral

O mercado dos provedores regionais mostrou uma grande dinâmica de crescimento desde o segundo semestre de 2011 (ou, considerando a aquisição da GVT pela Vivo, desde 2016). Com 16,5 milhões de acessos, atualmente essas empresas representam 42,7% do total de acessos da banda larga fixa, conforme já mostrado por TELETIME

No relatório das prestadoras de pequeno porte (PPPs), desenvolvido pela assessoria técnica (ATC) da Anatel, a agência faz o recorte da competição desse mercado e mostra a Brisanet como a maior expoente. O relatório mostra que a empresa alcançou um crescimento mais acentuado que as demais prestadoras, chegando ao ponto de passar a Algar Telecom em junho e assumindo a liderança neste segmento de mercado no País, com 736,6 mil acessos contra 727 mil da operadora mineira.

Notícias relacionadas

O avanço da Brisanet também se reflete regionalmente. Os estados do Rio Grande do Norte (83,5%), Ceará (77,7%) e Paraíba (73,8%), justamente onde a empresa concentra maior parte da atuação, são os que têm maior participação de PPPs no mercado total de banda larga fixa. 

Contudo, a empresa com menos de 100 mil acessos que mais cresceu nos últimos 24 meses, ainda de acordo com o relatório, foi a America Net: 543,3%, seguida pela Mob Telecom (463,4%) e pela Unifique (434,4%). Confira no quadro abaixo:

Em termos de tecnologia, a líder na fibra é a Brisanet, enquanto no xDSL a Algar lidera – até por conta de ser a única concessionária entre as PPPs, a operadora de Uberlândia (MG) ainda tem infraestrutura legada em cobre. A Cabo é a líder no coaxial (HFC) considerando as pequenas prestadoras, enquanto no satélite, a Hughes lidera. No rádio, a prestadora com mais acessos é a Surf. 

Telefonia

No mercado de celular das PPPs, a Algar Telecom lidera com folga. A companhia vem apresentando crescimento contínuo, especialmente a partir de 2019, como mostra o gráfico abaixo. Interessante notar ainda que a Datora e a Surf também passaram a apresentar avanço maior ao final de 2020. 

A maior parte (75,7%) dos acessos móveis dos ISPs são por 4G. Também há percentual avançado (71,3%) de chips pós-pago, tendência observada desde 2019.  

Mesmo a telefonia fixa também apresentou crescimento. Mais uma vez, a Algar é a líder absoluta nesse mercado. A América Net assumiu a segunda posição entre as prestadoras em 2021, ficando à frente da Copel. 

TV por assinatura

Em junho, as PPPs somaram 344,6 mil contratos de TV paga. Trata-se de 2% do total do mercado. A líder neste mercado é a Brisanet, com 39,5 mil acessos. NossaTV e Cabo ficaram em segundo e terceiro lugar, com 34 e 28,3 mil acessos, respectivamente. 

No gráfico dos últimos anos, contudo, é possível ver um forte impacto nesse mercado em diferentes momentos. Para a Brisanet, até então em franca expansão, o início de 2020 trouxe uma queda significativa. Por sua vez, a NossaTV observou uma redução brusca em 2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!