Coalizão cobra início do processo eleitoral para o CGI.Br

Nesta sexta, 4, a Coalizão Direitos na Rede lançou no 9º Fórum da Internet no Brasil (FIB) uma carta direcionada ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br) cobrando a "instauração imediata" do processo eleitoral para a eleição dos representantes da sociedade civil no Comitê e o direito dos eleitores do terceiro setor de votarem em quatro candidatos. A rede de organizações da sociedade civil está preocupada com o atraso no cronograma de instauração do processo eleitoral dos representantes da sociedade civil no CGI.Br.

Alega que o atraso no cronograma impede as organizações de atuarem de forma consistente no processo eleitoral para a escolha dos seus representantes. As últimas eleições que aconteceram em 2016, com a convocação do processo eleitoral em maio. O tempo de mandato dos conselheiros estava previsto para o triênio de maio de 2017 a maio de 2019.


Nas últimas eleições, de 2016, houve uma mudança no processo eleitoral, quando foi retirada a possibilidade de voto em mais de um representante. A coalizão pede agora a retomada da possibilidade de voto para as quatro vagas. Segundo a Coalizão, o modelo implementado em 2016 é contrário ao que estabelece o Decreto 4.829/2003 (parágrafo 5º do inciso II, do artigo 6º). "Tal direito foi restringido a apenas um candidato, limitando injustificadamente a possibilidade de articulação entre as diversas entidades participantes do processo eleitoral. Sendo assim, entendemos que o processo eleitoral a ser instaurado deve retomar este direito, adequando-o ao que está previsto no referido decreto", diz a rede de entidades no documento", diz a manifestação.

Notícias relacionadas

As organizações que integram a Coalizão alegam que vincular a abertura do processo eleitoral à publicação de portaria do MCTIC não encontra respaldo legal e submete o funcionamento do Comitê a interesses políticos e governamentais, que não deveriam contaminar o funcionamento do CGI.br, que não detém natureza jurídica de órgão público.

Confira aqui a íntegra da carta lançada no 9º FIB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!