Telecom Italia decidirá futuro da TIM no dia 7 de novembro

O novo CEO da Telecom Italia, Marco Patuano, deverá revelar no dia 7 de novembro os planos para possível reestruturação corporativa da empresa e uma nova estrutura dos negócios para a TIM Brasil e a Telecom Argentina. A data foi confirmada pela holding italiana em comunicado oficial após o encontro do executivo com líderes sindicais nesta sexta-feira, 4. O plano será debatido em uma reunião do conselho de administração da companhia e poderia incluir a venda de torres e data centers na Itália para gerar fluxo de caixa, de acordo com a imprensa italiana.

Notícias relacionadas
O executivo teria garantido aos sindicalistas, segundo reportado pela Reuters, que qualquer reestruturação das operações domésticas seriam realizadas apenas se conseguissem compensar ao criar algum valor para e empresa. Entretanto, as organizações sindicais acreditam que a reorganização poderá acarretar em uma dissolução da companhia, o que significaria corte de empregos. A Telecom Italia afirmou em comunicado que respeita os termos de um acordo firmado neste ano com sindicatos e que continuaria a promover investimentos para retomada do negócio.

Todavia, o destino das operações da empresa na Argentina e Brasil só seria divulgado em novembro mesmo, na reunião com o conselho. Patuano teria dito aos sindicalistas também que o plano de spin-off da rede fixa foi colocado em pausa por não haver condições regulatórias no momento.

Ainda de acordo com a Reuters, citando uma fonte do governo italiano, o presidente do conselho de ministros da Itália, Enrico Letta, já teria assinando e enviado à Câmara o decreto de golden power para incluir a rede da incumbent Telecom Italia como um ativo estratégico para a soberania do País. O decreto poderia, assim, dar poderes ao governo para usar a golden share que detém na Telecom Italia para impedir que a companhia passe para o controle espanhol. O decreto afeta redes também das operadoras Terna e Snam. O argumento do governo é que a infraestrutura é utilizada na prestação de serviços para usuários finais, incluindo ativos estratégicos de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!