Telecom Italia decidirá futuro da TIM no dia 7 de novembro

O novo CEO da Telecom Italia, Marco Patuano, deverá revelar no dia 7 de novembro os planos para possível reestruturação corporativa da empresa e uma nova estrutura dos negócios para a TIM Brasil e a Telecom Argentina. A data foi confirmada pela holding italiana em comunicado oficial após o encontro do executivo com líderes sindicais nesta sexta-feira, 4. O plano será debatido em uma reunião do conselho de administração da companhia e poderia incluir a venda de torres e data centers na Itália para gerar fluxo de caixa, de acordo com a imprensa italiana.

O executivo teria garantido aos sindicalistas, segundo reportado pela Reuters, que qualquer reestruturação das operações domésticas seriam realizadas apenas se conseguissem compensar ao criar algum valor para e empresa. Entretanto, as organizações sindicais acreditam que a reorganização poderá acarretar em uma dissolução da companhia, o que significaria corte de empregos. A Telecom Italia afirmou em comunicado que respeita os termos de um acordo firmado neste ano com sindicatos e que continuaria a promover investimentos para retomada do negócio.

Todavia, o destino das operações da empresa na Argentina e Brasil só seria divulgado em novembro mesmo, na reunião com o conselho. Patuano teria dito aos sindicalistas também que o plano de spin-off da rede fixa foi colocado em pausa por não haver condições regulatórias no momento.

Ainda de acordo com a Reuters, citando uma fonte do governo italiano, o presidente do conselho de ministros da Itália, Enrico Letta, já teria assinando e enviado à Câmara o decreto de golden power para incluir a rede da incumbent Telecom Italia como um ativo estratégico para a soberania do País. O decreto poderia, assim, dar poderes ao governo para usar a golden share que detém na Telecom Italia para impedir que a companhia passe para o controle espanhol. O decreto afeta redes também das operadoras Terna e Snam. O argumento do governo é que a infraestrutura é utilizada na prestação de serviços para usuários finais, incluindo ativos estratégicos de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.