Presidente do conselho da Vivendi deverá se afastar após divisão do grupo

O presidente do conselho da Vivendi, Jean-René Fourtou, deverá deixar a companhia em 2014, após a divisão do grupo em duas áreas: entretenimento e telecomunicações. Em entrevista ao jornal francês Le Monde, publicada nesta sexta-feira, 4, Fourtou disse que pretende deixar a empresa em uma posição forte para que possa ter um recomeço "mais flexível e com estrutura mais focada".

Notícias relacionadas
Acabada essa reestruturação, o executivo deverá se afastar da liderança do conselho de supervisão da Vivendi, onde está desde 2005. Ficará no lugar dele o vice-presidente do conselho e maior acionista do grupo francês, Vincent Bollore, com quem já teve divergências pela tentativa de exercer maior influência como shareholder. Segundo Fourtou, a divisão deverá ser aprovada em assembleia geral em meados do segundo trimestre de 2014. Além do próprio Fourtou, o CEO atual, Jean-François Dubos, manteria o posto até que a divisão ocorresse.

A ideia do grupo é se desfazer da operadora marroquina Maroc Telecom e da desenvolvedora de games Activision Blizzard, venda que ainda não foi finalizada por conta uma disputa com acionistas, mas que ele promete que será solucionada até dezembro deste ano. Assim, a Vivendi ficaria ainda com dois negócios de telecomunicações: a operadora francesa SFR, que deverá também se dividir, e a brasileira GVT, que recentemente anunciou acordo com a Echostar (Dish Networks) para alavancar operações de DTH no País.

Ele diz que uma possível venda da SFR não está nos planos, e que nem houve interessados, apesar de rumores de propostas da britânica Vodafone e da norte-americana AT&T. "Este não é um momento para considerar uma venda", disse ele à publicação francesa.

O argumento é que a empresa teria potencial ainda de crescimento, semelhante ao que aconteceu com a GVT durante o ano passado, quando a Vivendi pedia 7 bilhões de euros pela empresa e acabou desistindo da transação em março. DirecTV e o grupo de equity KKR chegaram a se interessar, mas não conseguiram um acordo. "No setor de telecomunicações, exploramos todas as opções para crescer. Nós viajamos o mundo, vimos todos os potenciais parceiros, Zain, MTN, turcos, noruegueses, tunisianos… Em vão", lamenta Fourtou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!