A TIM observa nas cidades com até 100 mil habitantes o maior desafio durante os próximos passos de ampliação da conectividade 5G. Isso porque a companhia aposta, como estratégia de longo prazo, na liderança em cobertura móvel no País.
Durante o 5G Brasil Summit, realizado nesta quarta-feira, 4, o diretor de core network da operadora, Rogério Pahoor, observou que, com a quinta geração móvel, são 379 os municípios cobertos com ao menos uma estação rádio base (ERB) 5G da TIM.
Todas as cidades com mais de 500 mil habitantes, por exemplo, já estão cobertas pela operadora (elas são 48). E 87 dos 106 municípios com população entre 200 mil a 500 mil moradores também já contam com ao menos uma estação 5G, bem como 82 das 170 cidades com população entre 100 mil e 200 mil.
No entanto, Pahoor lembrou que o Brasil tem número alto de cidades com menos de 100 mil habitantes. Pelo cronograma do Leilão do 5G, a quinta geração móvel só deve alcançar todo o Brasil em dezembro de 2029. Apesar das operadoras hoje estarem com esses prazos em dia, Pahoor disse admitiu que há um "desafio" relacionado ao volume alto de cidades menores.
A maioria delas (4.401) tem menos de 30 mil moradores – e, por enquanto, só 56 delas têm pelo menos uma "antena" 5G licenciada da TIM. Já no caso de cidades entre 30 mil e 100 mil habitantes (845 no total), 106 já têm ao menos uma ERB 5G da operadora.
Mercado 5G
"Nós estamos investindo em fazer cobertura consistente. A TIM teve o primeiro Core 5G Standalone lançado na América Latina. Nos antecipamos ao lançamento do 5G, fomos a primeira a lançar", disse o diretor de core network da TIM.
Segundo informações da operadora, 11 capitais brasileiras contam com o 5G ativo em todos os bairros: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Goiânia, Belém e São Luís.
Apesar da operadora liderar na cobertura 5G (já que dispõe do maior conjunto de infraestruturas do tipo no País), ela fica atrás das concorrentes em número de acessos nessa tecnologia. A TIM fechou o mês de julho com 7,9 milhões de acessos (25% do market share), contra 11,2 milhões da Claro (36%) e 11,7 milhões da Vivo (38%).