Na proposta enviada de orçamento para 2025, enviada ao Congresso, o Poder Executivo está prevendo o valor de R$ 314,9 milhões do orçamento do Ministério da Educação (MEC) para o Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC).
Os recursos servirão para apoiar a universalização do acesso à Internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica pública. Segundo a proposta orçamentária, a meta é beneficiar 93,7 mil escolas públicas urbanas e rurais.
O PIEC tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica. O programa, explica o MEC, foi elaborado com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura, que se complementam para que o uso de tecnologia digital tenham efeito positivo na educação.
O programa pretende capacitar profissionais, oferecer conteúdo digital às escolas, investir em equipamentos físicos para a conexão e apoiar técnica e financeiramente escolas e redes de ensino.
Ele conta ainda com uma plataforma integrada, a AVAMEC, que com conteúdos educacionais digitais como vídeos, infográficos, jogos, animações e outros recursos destinados ao ensino pedagógico.