Publicidade
Início Newsletter TIM vê canais lineares na Internet como oportunidade

TIM vê canais lineares na Internet como oportunidade

Diretor de marketing da TIM, João Stricker

Como uma operadora focada predominantemente no móvel e na operação de banda larga fixa, a TIM fica em uma posição confortável com a possibilidade de canais lineares por streaming serem classificados como serviço de valor adicionado (SVA), e não como TV por assinatura (SeAC). A empresa enxerga com bons olhos a chegada de players como Globoplay nesse contexto, bem como ofertas de VOD mais tradicionais, como Netflix, Disney+ (que será lançado em novembro) e Amazon Prime Channels

Em conversa com o TELETIME, o diretor de marketing da TIM, João Stricker, destacou que a empresa fica em posição “muito interessante” ao poder agregar esses tipos de conteúdo às ofertas. Com isso, pretende também observar a estratégia para o serviço móvel, no qual quer “sair do preço por giga e trazer algo mais de valor”. 

“Para o cliente é bom. Algumas produtoras e distribuidoras seguram um pouco, óbvio que é super relevante, mas a evolução é ter acesso à demanda”, opina. “Para a gente é muito bacana, somos a única operadora que não tem TV. Disponibilizar [o conteúdo] sem ser pela Pay TV é algo com o qual já temos trabalhado nos últimos tempos, com o Cartoon Network, Esporte Interativo e Fox.”

Notícias relacionadas

Globo e Disney

A empresa está trabalhando nas negociações com empresas, e deverá divulgar lançamentos até o final do ano. Pelo movimento da Globo ainda ser recente, Stricker não confirmou haver uma negociação com a empresa, mas destacou o interesse, dizendo que “faz total sentido”. 

com a Disney, ele confirmou haver conversas. “A gente tem que conseguir de alguma forma priorizar e botar no roadmap, porque é um processo de integração comercial e técnica. Nosso objetivo é trazer como parte da oferta da TIM, não adianta sermos meros revendedores de conteúdo”, diz. A Telecom Italia tem parceria a Disney na Itália, mas o diretor de marketing da TIM lembra que, com o mercado competitivo e a base mais dividida no Brasil, é mais provável que empresas de conteúdo não fechem acordos de exclusividade. 

Móvel

João Stricker considera que o consumo de plataformas over-the-top (OTT) no serviço de celular é uma realidade com a tecnologia LTE atual. “O 4G já é bem suficiente para vídeo, o 5G não trará uma grande diferença nisso”, afirma. Segundo ele explica, há banda suficiente na tecnologia, e a otimização de OTTs para telas menores do que as TVs e sem tanta demanda de alta resolução, acabam por trazer uma experiência “muito boa” para o cliente. 

Naturalmente, há também o perfil de uso. O consumo de vídeo no celular tende a ser diferente da TV, com vídeos mais curtos, como os das plataformas Instagram e TikTok. “A tecnologia de compactação e o bitrate permitem. Óbvio que a gente cuida muito do espectro, tem que ser saudável”, declara.

SVA

Para a Globo, que acabou de lançar o Globoplay com canais lineares, não há dúvida jurídica sobre a classificação da OTT como SVA. O assunto será debatido, possivelmente de forma definitiva, pelo conselho da Anatel no próximo dia 9 de setembro em reunião extraordinária a pedido do conselheiro Emmanoel Campelo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile