A cobertura 4G no Brasil encerrou o mês de julho em 4.997 cidades que concentram 97,5% da população, de acordo com balanço publicado pelo SindiTelebrasil nesta sexta-feira, 4. Ao longo dos últimos doze meses, 408 novos municípios passaram a contar com o serviço.
Essas implementações representam um crescimento de 8,9% em um ano até julho. No mesmo período, 15,2 milhões de novos chips 4G foram ativados – ou aproximadamente 29 por minuto. Ao todo, 161,3 milhões de chips de quarta geração estão ativos no País.
"Para a continuidade da expansão dos serviços no mesmo ritmo da demanda da população por novos serviços, são necessárias políticas públicas que priorizem a digitalização do Brasil e modernização das leis municipais de antenas", avaliou o presidente executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari, em comunicado.
"Hoje, em mais de 300 municípios, existem legislações desatualizadas, que dificultam e muitas vezes impedem a instalação de infraestrutura de telecom", observou o dirigente. A cobertura atual das redes e o mapa de antenas por município podem ser encontrados na página Fique Antenado!.
3G
Considerando as redes de 3G, a banda larga móvel tem presença em todos os municípios brasileiros. O serviço de terceira geração está em 5.225 municípios, onde vivem 99,9% da população brasileira. No Brasil, 36,8 milhões de usuários ainda constam como acessos 3G. Considerando todas as tecnologias, os acessos móveis do País somam 225,3 milhões.
Evento
A expansão da infraestrutura no Brasil e seus desafios será tema de debate no Painel Telebrasil 2020, nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições são gratuitas e a programação completa do Painel podem ser acessadas no site http://paineltelebrasil.org.br/.
Quando a matéria cita o 3G e fala que esta tecnologia está presente em todos os municípios, esta matéria erra, pois ela cita em seguida que são 5.225 municípios com cobertura 3G sendo que o total de municípios no país é na verdade o de 5.560 municípios. O que seria interessante o editor corrigir é que não é o 3G que está presente em todos os municípios e sim, a soma do 3G com o 4G que totaliza a quantidade dos municípios. Há ainda cidades que só tem 3G e outras que as operadoras em vez que instalarem 3G, já pularam logo para o 4G e assim, não possuem antenas em 3G. Portanto, é vital que esta matéria seja corrigida pelo seu editor!!