A BlackBerry anunciou nesta sexta-feira, 4, a compra da empresa de segurança móvel Good Technology por US$ 425 milhões. Naturalmente, a transação tem como objetivo principal fortalecer o portfólio de soluções de segurança multiplataforma para dispositivos móveis, especialmente para "aplicações e contenção que protege a privacidade do usuário final". No futuro, acrescentará às soluções dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e wearables.
A canadense espera que a transação seja completada no final do terceiro trimestre do ano fiscal de 2016, sujeita a aprovações regulatórias costumeiras. Com isso, a BlackBerry espera também adicionar cerca de US$ 160 milhões em receitas da Good no primeiro ano.
A expectativa também é que a aquisição deverá proporcionar o crescimento da plataforma de Internet das Coisas, especialmente para o gerenciamento desses dispositivos. No futuro, a BlackBerry espera adicionar suporte para wearables como o Apple Watch e Android Wear.
Curiosamente, a Good Technologies tem uma base de aplicações instaladas mais forte entre dispositivos iOS, da Apple, com 64% do total. Android e Windows Phone vêm em seguida (participações não foram informadas). "Essa experiência combinada com a força da BlackBerry no gerenciamento do BlackBerry 10 e Android – incluindo dispositivos capacitados com Samsung Knox – dará aos consumidores uma escolha maior para implantação segura em qualquer sistema operacional líder em sua organização", diz o comunicado da fabricante canadense.
A companhia será integrada ao portfólio corporativo e de rede global segura da BB, criando solução de gerenciamento abrangente. A promessa é de uma "experiência holística" e integração transparente entre várias aplicações, incluindo o BBM, WatchDox e Good Work. A Good Technologies conta com mais de 6,2 mil organizações como clientes, incluindo bancos, escritórios de defesa e aeroespacial, e nas verticais de saúde, indústria e varejo.