Serpro vai hospedar aplicativos de gestão municipal

Os aplicativos de gestão municipal do programa Cidades Digitais ficarão armazenados na nuvem do Serpro, conforme contrato assinado com o Ministério das Comunicações e publicado no Diário Oficial da União na última quarta, 3.

Orçado em R$ 14 milhões, esse contrato garante que as 80 prefeituras que integram o projeto-piloto possam armazenar, sem ônus, além do seu portal, outros cinco aplicativos desenvolvidos para melhorar a administração municipal, nas áreas de gestão escolar, gestão financeira e tributária, saúde, marcação de consultas e informação ao cidadão.

Notícias relacionadas

A coordenadora-geral de Infraestrutura da Inclusão Digital, Eloá Mateus, explica que a parceria com o Serpro é importante pois garante a hospedagem segura dos dados, sem custo para os municípios, além de suporte técnico. "A prefeitura não precisa, por exemplo, ter uma equipe de TI, se preocupar em fazer o backup dos dados ou ter espaço de disco", detalha.

Criado em 2012, o programa consiste na construção de uma rede de fibras óticas para conectar órgãos públicos dos municípios, na capacitação de servidores públicos e na disponibilização de aplicativos para modernizar a gestão e o acesso a serviços públicos.

Das 80 cidades incluídas do projeto-piloto, 17 já foram inauguradas e as demais estão na fase final de implantação da rede. Em 2013, outras 262 cidades foram escolhidas para receber a iniciativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!