A Apple convocou a imprensa para uma coletiva que acontecerá no próximo dia 12 de setembro, quarta-feira da semana que vem, em São Francisco, nos EUA. Embora não tenha detalhado o tema, a sombra com o número cinco abaixo da data do evento diz tudo: será a apresentação do iPhone 5.
Como sempre, há muita expectativa em torno do novo aparelho da Apple, cujas novidades costumam direcionar o resto do mercado de smartphones. Em 2010, uma das principais mudanças no iPhone 4 foi a presença da videoconferência (com o app FaceTime) e a conectividade em HSPA. Em 2011, o iPhone 4S trouxe o Siri, um assistente para comandos de voz. Entre as apostas para o iPhone 5 estão a inclusão da tecnologia NFC (Near Field Communications), que poderá servir tanto para compartilhamento de conteúdo quanto para futuras aplicações de pagamentos móveis. Fala-se também na possibilidade de ser um aparelho de quarta geração (4G), tal como o novo iPad lançado este ano. Também se comenta que poderia ter uma tela maior, aproximando-se da linha do Galaxy S. Como a Apple guarda a sete chaves as especificações do iPhone, só será possível ter certeza das novidades no dia do lançamento.
A cada ano, a Apple tem conseguido reduzir o espaço entre o lançamento do novo iPhone nos EUA e sua entrada no mercado brasileiro. No caso do iPhone 4S, em 2011, a demora foi de apenas dois meses.
Análise
Os meses de setembro e outubro são particularmente concorridos em lançamentos de smartphones, pois marcam o anúncio daqueles produtos que vão disputar a preferência dos consumidores no Natal. Nesta quarta-feira, 7, haverá a apresentação do primeiro smartphone com Windows 8, em uma coletiva convocada conjuntamente por Nokia e Microsoft. No mesmo dia, haverá também um anúncio da Motorola. A Samsung, talvez para gerar um contraponto, apresentou seu novo Galaxy SIII no primeiro semestre.