Economia, incertezas regulatórias e competição trazem riscos para investidores, aponta UBS

Uma análise do banco UBS divulgada a investidores na semana passada, dia 29, reforça em praticamente todos os aspectos as preocupações que foram manifestadas pelos operadores de telecomunicações no discurso de abertura do Painel TELEBRASIL e na Carta de Brasília, o documento formal de posicionamento do setor. Segundo a análise do UBS, o setor de telecomunicações no Brasil está sendo negativamente afetado pelo cenário competitivo, pelo desempenho econômico e por incertezas regulatórias, o que pode ser percebido no desempenho fraco das ações das principais empresas prestadoras de serviço. O processo de deterioração do desempenho do setor em bolsa, destaca a análise do UBS, pode ser mais facilmente percebido a partir de julho, como o ponto de inflexão, mas é um processo estrutural que vem de mais tempo. A análise do banco destaca que apesar de a base de assinantes ter crescido cumulativamente cerca de 17% ao ano, o crescimento de EBITDA e as receitas do setor não chegaram a 6% no acumulado ano a ano no mesmo período.

Notícias relacionadas
Expectativas sobre a Oi

Do  ponto de vista competitivo, o destaque do UBS é o ressurgimento da Oi. Ainda que exista, por parte do banco, um certo ceticismo com relação à capacidade da Oi de atingir seus objetivos desenhados no plano estratégico apresentado em abril, o UBS acredita que a estratégia da operadora seja acertada e um esforço dela nesse sentido deve pressionar as demais prestadoras a reduzirem margens e serem mais agressivas, o que causa um efeito de deterioração de resultados para toda a indústria, sobretudo considerando-se que a cada dia fica mais difícil conquistar um novo assinante. Ainda do ponto de vista operacional, diz a análise do UBS, o setor vê uma necessidade de expansão dos investimentos, seja para cumprir as obrigações regulatórias, demanda de serviços ou enfrentar a competição. Esse aumento de investimentos também se mostra um fator negativo, do ponto de vista do mercado investidor.

Economia e Anatel

Outro fator destacado pelo UBS é o desempenho da economia. Segundo o banco, o setor de telecomunicações sente diretamente qualquer tipo de retração, seja no mercado  residencial como corporativo. Uma desaceleração econômica terá impacto sobre as taxas de crescimento, diz o UBS.

Por fim, como fator que se soma ao que o UBS chama de "Annus horribilis" para definir o cenário em 2012 é a incerteza regulatória. Segundo o banco, tanto as regras do leilão de 4G quanto a cautelar que suspendeu em julho, por 11 dias, as vendas de novas linhas móveis sinalizam que a Anatel está mais dura. Segundo o relatório do UBS, "Anatel has surprised us in the last 3 months with the severity of its words and deeds". Ou seja, a Anatel surpreendeu nos últimos três meses com a severidade de suas palavras e ações, numa tradução livre. O receio do UBS é não apenas com o que foi feito, mas com a possibilidade de que, como parte das medidas que ainda possam ser tomadas pela agência na mesma direção, se abra um leque muito amplo de possíveis sansões e medidas, como obrigação de compartilhamento de infraestrutura, alterações nas regras de interconexão e obrigações de novos investimentos. Até mesmo a sinalização de um leilão de 700 MHz antes do esperado é visto como o UBS como um fator de incerteza, sobretudo dependendo das obrigações que possam vir com esse leilão, como o financiamento do fim das transmissões analógicas de TV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!