Vivo vê "ranço autoritário" em regras para 3G

O presidente da Vivo, Roberto Lima, criticou as regras apresentadas pela Anatel para o leilão das faixas de terceira geração. Uma das principais novidades é que as empresas que arrematarem faixas na região metropolitana de São Paulo e no interior do Estado deverão cobrir também áreas do Norte e do Nordeste, respectivamente. Essa obrigação foi classificada por Roberto Lima, como um ?ranço autoritário?. ?Infelizmente a regulação vem sempre com um rançozinho um pouco autoritário?.
Para ele, a Anatel poderia ter adotado outro tipo de medida para garantir a cobertura da telefonia celular em áreas não atrativas comercialmente, como a redução da carga tributária. ?Ou fazer o que o governador Aécio Neves fez (em referência ao projeto Minas Comunica). Criar um sistema de estímulo financeiro através da emissão de debêntures que baixa o custo de capital para o investimento?.
Com relação à cobertura das cidades com menos de 30 mil habitantes, Lima destaca que independentemente de ser em 2G ou 3G há o custo das obras civis para a instalação das antenas, o aluguel dos sites entre outros. Para ele, o investimento na rede em segunda geração, possibilidade garantida pela Anatel, não alivia muito para as operadoras. ?Não há uma expectativa de tráfego a curto prazo que pague aquele investimento em um setor que já está extremamente onerado, com margens Ebitda muito mais baixas que no resto do mundo?. O executivo comemora a possibilidade de compartilhar a rede nessas áreas, tese que ele vem defendendo há vários meses, mas afirma que isso poderia ter sido estendido também às demais regiões.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!