Velocidade é o atributo mais palatável do 5G agora, diz CMO da Claro

A Claro entende que lançamento do 5G para o consumidor final não está acontecendo apenas agora, com a liberação da faixa de 3,5 GHz nas capitais – nesta quinta-feira, 4, foi a vez de São Paulo. A ativação da rede no padrão standalone traz, de fato, as capacidades de latência e conexão massiva da tecnologia, mas os mais de 2 milhões de smartphones na base da operadora desde 2020 conseguem utilizar a quinta geração e já experimentar as novas velocidades prometidas, que é o atributo "mais palatável" de início. E a estratégia é acelerar demanda para avançar em todo o ecossistema.

"Hoje o que está pronto para entregar com esse 5G+ é mais velocidade. A menor latência vai existir com toda a arquitetura de rede, com core, aplicações e edge cloud, fazendo uso de topologia que é diferente do que temos hoje. Portanto, é um trabalho que começa agora e não sabemos quando termina", destacou o CMO da Claro, Márcio Carvalho, em conversa com TELETIME.

Carvalho explica que a estratégia da empresa tem base ainda em 2017, quando a operadora adotou novas tecnologias de agregação de portadora, antenas de múltiplas entradas e saídas (MIMO) e modulação para o LTE-Advanced Pro, então chamado pela empresa de 4,5G. E isso foi consolidado com o compartilhamento dinâmico de espectro (DSS), ja na quinta geração há dois anos. 

Notícias relacionadas

"O fato de estar com o DSS em 2020 nos fez chegar neste momento com mais de 2 milhões de aparelhos compatíveis com 5G já na largada", destaca. Ou seja, estes celulares estão aptos a utilizar a faixa de 3,5 GHz ou de 2,4 GHz, mesmo que não seja no modo standalone. Mas é algo em evolução: atualmente, cerca de 70% dos aparelhos da empresa já são compatíveis com o padrão.  "Para a gente acelerar mais o 5G, precisamos que as pessoas façam adesão. Quanto mais comprarem smartphones 5G no Dia dos Pais, na Blackfriday ou no Natal – datas tipicamente de ciclo de troca de aparelho -, mais a gente vai estar preparado para colocar mais 5G na rede, porque para a operadora faz muito mais sentido: é mais eficiente colocar capacidade no 5G."

Ou seja, o fluxo de aparelhos adotados pelos usuários caminha para uma plena compatibilidade com o 5G. Logicamente que, do ponto de vista do consumidor, pouco ou nada mudará entre a experiência real de uso no 5G, seja standalone ou não. Até o momento, não há aplicações que utilize as características de velocidade, latência e quantidade massiva de conexões da nova rede, a não ser os testes. Por outro lado, também não significa que o Brasil está com uma jabuticaba, mas apenas uma preparação para a tecnologia standalone massificada, uma vez que ainda está engatinhando em outros países. 

Cobertura

Em um evento interno para o lançamento do 5G SA (batizado comercialmente de 5G+) em São Paulo nesta quinta-feira, 4, a companhia demonstrou experiências também com agregação de portadoras – 20 MHz na faixa de 2,1 GHz e 40 MHz em 2,4 GHz -, chegando a testes de velocidade entre 1,5 Gbps a 2 Gbps no smartphone da Motorola compatível com a tecnologia. Mas mesmo em aparelhos compatíveis com não standalone, a velocidade variava entre 700 Mbps e 900 Mbps. 

Localizada na Zona Sul da capital, a sede da Claro não está tão longe de emissoras como a Rede Globo, mas a empresa está em uma distância segura para não causar interferências. Na cidade, a cobertura da operadora em 3,5 GHz foi lançada em 52 bairros, mas a ideia é expandir. Márcio Carvalho diz que o número de sites "está indo muito além do que está previsto como mínimo obrigatório do leilão". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!