Publicidade
Início Newsletter TIM anuncia 5G em 3,5 GHz para 90% da população de São...

TIM anuncia 5G em 3,5 GHz para 90% da população de São Paulo

CEO da TIM, Alberto Griselli. Foto: Valdir Figueira/ Divulgação TIM

Com a faixa de 3,5 GHz liberada para ativação do 5G na cidade de São Paulo, a TIM confirmou o lançamento do serviço na capital paulista nesta quinta-feira, 4. Das 1.150 antenas da empresa na metrópole, 850 já estão operando a tecnologia, em número que deve subir para mil até o fim de agosto.

Assim como em outras cidades, a TIM inicia o 5G com mais estações do que o exigido pelo edital do 5G (154 antenas SA em São Paulo até setembro). De acordo com a empresa, a capilaridade já permitirá cobertura em 100% dos bairros e 91% da população paulistana. A fornecedora de equipamentos no município é a Ericsson.

Em evento realizado na manhã desta quinta-feira, o CEO da TIM, Alberto Griselli, explicou que a decisão de “caprichar um pouco mais” na cobertura inicial ocorreu por São Paulo ser a maior cidade do País. Citando dados preliminares de taxas de instalação de antenas pagas pelas concorrentes à Anatel, Griselli chegou a afirmar que as duas rivais nacionais ativaram na cidade menos de 50% das antenas 5G já ligadas pela TIM.

Notícias relacionadas
Mancha de cobertura 5G da TIM em São Paulo

Standalone

A expectativa é que clientes com aparelhos compatíveis possam experimentar taxas de velocidade de download entre 700 Mbps e 1 Gbps, sinalizou a empresa. O ingresso na rede se dará pela padrão non-standalone (NSA), com o padrão standalone (SA) ficando disponível para usuários que aderirem a um “booster 5G” ou à solução de cloud gaming da empresa.

No caso do booster, a adesão de clientes pós-pagos nos próximos três meses dará acesso a 50 GB adicionais de franquia sem custo extra por um ano. Além do volume de dados para degustação do 5G, os usuários que fizeram a escolha também devem ser “provisionadosna rede standalone, usufruindo da menor latência associada ao SA. A precificação do booster e a ampliação da oferta para clientes pré-pagos e controle da TIM devem ser decididas nos próximos meses.

Hoje, a operadora conta nacionalmente com cerca de 2,4 milhões de clientes com aparelhos compatíveis ao 5G, ou 4% a 5% da base de clientes; em São Paulo, essa penetração é um pouco maior e tem evoluído rapidamente. O portfólio de aparelhos comercializados pela TIM já é 70% 5G, com 40% das novas vendas envolvendo smartphones compatíveis. Para o Dia dos Pais, novas promoções para acesso aos dispositivos estão programadas.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile