Sky lançará FTTH em algumas semanas a partir de rede neutra

A Sky passará a competir de forma mais consistente no mercado de banda larga residencial muito em breve com um novo serviço de fibra óptica. O presidente da operadora no País, Raphael Denadai, disse no Pay-TV Forum 2022 nesta quinta-feira, 4, que o lançamento do serviço acontecerá em algumas semanas, e será baseado em rede neutra. O executivo não revelou quem será o parceiro.

O lançamento faz parte de uma estratégia de diversificação e complementação dos serviços de TV por assinatura por satélite. De acordo com Denadai, a Sky segue com sua rede LTE, mas com o FTTH, "o poder de mercado aumenta significativamente".

Além da banda larga, a operadora diversifica seu portfólio em outras frentes, com a oferta de seguros, de caixas com inteligência artificial para casa conectada e, em breve, operando em TVRO, ou a TV aberta por satélite. Denadai diz que cumprirá a carta de intenções que tem com radiodifusores para levar os sinais abertos gratuitamente e quer que esse seja um modelo de entrada para a TV paga.

Notícias relacionadas

A ideia, explica, é chegar na casa do consumidor com um produto gratuito e reverter parte desta base em assinantes pagos. Para isso, alerta, é necessária uma parceria com os programadores de canais pagos e uma oferta que faça sentido para a base da pirâmide social. Mirando uma base semelhante, segue a oferta do serviço pré-pago, inclusive com a oferta de "microrrecargas". "Queremos democratizar o acesso ao conteúdo", diz o presidente.

Ganho de escala

O presidente da Sky falou ainda da compra dos ativos de TV paga por satélite da Oi. Segundo ele, o negócio depende agora apenas da aprovação do juiz responsável pelo processo de recuperação judicial da Oi e, depois, do Cade. A negociação entre as operadoras já está concluída, embora o valor a ser pago ainda possa mudar após a finalização da due diligence.

"O grande ponto é o ganho de escala, com a qual conseguiremos ter mais rentabilidade", diz Denadai. Não está previsto nenhum aumento de custo. Pelo contrário, a tendência é que, escalando, a operadora possa oferecer um serviço mais acessível.

Desafios

Denadai apontou dois grandes desafios para o setor de TV paga. Um deles é o regulatório. "Mas o SeAC não é o principal desafio. É ponto pacífico que ajustes são necessários – hoje existe assimetria regulatória e tributária. Isso faz com que investimentos fiquem mais inibidos de um lado importante dessa equação", diz Denadai.

O principal, portanto, é a pirataria. "Temos que seguir dando apoio institucional e legislativo para que a Anatel possa fazer bloqueio. Também prover apoio legislativo para que a penalização seja mais dura. Também trabalhar na conscientização dos malefícios que a pirataria traz".

Conteúdo

Sobre o conteúdo, a Sky diz que seguirá investindo em conteúdos exclusivos para o seu serviço de TV por streaming, o DirecTV Go, como o faz para o D Sports, com competições como "Giro d'Italia" e a Série C do Campeonato Brasileiro. No entanto, Denadai diz que prioriza a relação com programadores. "É uma parceria vitoriosa e colaborativa. Esperamos reforçar esse relacionamento para que possamos crescer juntos", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!