Com 5G, TIM começa a limitar investimentos em 4G a partir de 2023

Com a ativação do 5G standalone em São Paulo, a TIM não deve investir mais em tecnologia 4G para a cidade a partir do ano que vem. Segundo o CEO da empresa, Alberto Griselli, todo o crescimento de rede na metrópole em 2023 para frente será de quinta geração, em caminho que deverá ser replicado em outras localidades.

Durante evento na capital paulista realizado nesta quinta-feira, 4, Griselli explicou que a decisão tem a ver com o ritmo de transição entre as tecnologias e com o próprio momento e racional econômico vivido pela TIM – que está recebendo a maior fatia de antigos clientes da Oi móvel, inclusive no DDD 11.

"Com todo esse esforço, estamos buscando oportunidades. São Paulo é um mercado super importante onde estamos recebendo os clientes da Oi. São mais clientes, mais custos e pressão sobre a infraestrutura, então o 5G vai nos ajudar. Ao lançá-lo, parte do tráfego do 4G vai migrar, e isso vai fazer com que rede 4G seja menos sobrecarregada. Portanto, não precisaremos mais investir em 4G, focalizando o investimento em São Paulo para o 5G", explicou Griselli.

Notícias relacionadas

"Nos próximos meses, teremos mais capitais [com lançamentos do 5G] e mais abordagens desse nível", completou o CEO, após questionamento feito por TELETIME. CTIO da TIM, Leonardo Capdeville também comentou a estratégia.

"Do 3G para o 4G nós levamos cerca de quatro anos e meio para o segundo se tornar a tecnologia majoritária. A tendência agora é acelerar: [acredito que] em três anos, o 5G vai ser a majoritária na TIM. Então não faz sentido continuar a investir muito mais em uma tecnologia que está começando a cair, sendo que tem uma nova que está chegando. É até uma questão de respeito ao consumidor que adquire o aparelho 5G".

Hoje, a empresa estima que entre 4% a 5% da sua base de clientes tenha smartphones compatíveis com o 5G. Este agrupamento, contudo, gera quase o dobro do tráfego médio dos usuários sem aparelhos compatíveis com a quinta geração. "Em São Paulo, 10% do tráfego já é compatível com 5G. Ele saindo do 4G e passando para a nova rede, a capacidade do 4G poderá ser usada por outros clientes", sinalizou Capdeville.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!