SES registra queda nas receitas no primeiro semestre

Antenas da operadora de satélite SES

A SES apresentou no segundo semestre redução nas receitas e no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) no primeiro semestre, segundo balanço financeiro divulgado nesta quarta-feira, 4, pela companhia de satélites. 

A receita da operadora no primeiro semestre foi de 875 milhões de euros, uma redução de 7,7% no comparativo com o mesmo período de 2020. Segundo a SES, mais de 90% da receita prevista para o ano já está garantida por contratos.

A empresa continua a ter a maior parte (60%) da receita por meio de serviços de vídeo (como DTH), que totalizaram 526 milhões de euros no semestre. Considerando câmbio constante da moeda europeia, houve uma redução de 3,9%.

Notícias relacionadas

A SES diz o avanço das receitas de governo (11,3% no comparativo com efeito constante, total de 147 milhões de euros) compensando os impactos da covid em mobilidade (recuo de 10,7%, total de 94 milhões de euros. O terceiro componente foi o de dados fixos, que caiu 3,9% e ficou em 108 milhões de euros. 

A receita de redes gerou 349 milhões de euros no semestre, mostrando um desempenho relativamente estável – redução de 0,2%. 

O EBITDA ajustado foi de 544 milhões de euros no semestre, o que significa uma queda de 6,5%. Por outro lado, o lucro líquido ajustado aumentou 34,5% e ficou em 152 milhões de euros no período de janeiro a junho. A relação dívida líquida ajustada e EBITDA ajustado foi de 3,28x, contra 3,31 em 2020. 

Lançamento

Vale observar que a SES tem dois lançamentos previstos para o quarto trimestre deste ano: o do satélite SES-17, que vai cobrir as Américas com dados fixos, mobilidade e governo, e os três primeiros artefatos da constelação de órbita média (MEO) da O3b mPower, com cobertura global. Já no primeiro trimestre de 2022, mais três satélites da O3b; e igual número no segundo semestre do ano, totalizando nove artefatos em órbita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!