Publicidade
Início Newsletter Teles criticam novo relatório da MP que adia pagamento do Fistel

Teles criticam novo relatório da MP que adia pagamento do Fistel

As principais associações do setor de telecomunicações enviaram para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta terça-feira, 4, um documento no qual manifestam contrariedade ao mais recente relatório do deputado André Figueiredo (PDT-CE) sobre a MP 952/2020, que trata do adiamento do pagamento do Fistel, Condecine e CFRP pelas operadoras. No manifesto, as entidades pedem a aprovação da Medida Provisória conforme foi publicada pelo presidente Jair Bolsonaro. O relatório de Figueiredo estava para na pauta de votação da sessão plenária virtual desta terça-feira, 4, mas Maia resolveu adiar a votação para a quarta, 5.

Segundo as associações, a nova versão do relatório de André Figueiredo (PDT/CE) suprimiu pontos importantes previstos no texto original da MP, prejudicando-a no seu mérito. O setor também entende que o parecer apresentado pelo deputado, relator da matéria, pode trazer insegurança jurídica, já que traz obrigações relevantes para as operadoras de telecomunicações e para a sociedade que as associações entender ser sem o devido tempo e instâncias devidas para o debate e a sua maturação.

Um dos pontos problemáticos do relatório, segundo aponta o setor de telecomunicações, é o parecer que fixa a correção monetária retroativa para os valores diferidos. “A medida vai na contramão do atual momento econômico, além de contribuir para a insegurança jurídica do país. A MP reconheceu o momento de crise e a importância do setor para manter a sociedade conectada e os empregos”, apontam as entidades no documento endereçado ao presidente da Câmara.

Notícias relacionadas

Críticas ao Plano de conectividade

Outro aspecto que causou discordância das entidades setoriais com o relatório é o desenho do Plano Emergencial de Conexão Solidária. As associações afirmam que não é factível da forma apresentada. “Primeiramente, não há sentido em condicionar o diferimento tributário à adesão ao Plano já que os tributos serão quitados no mesmo exercício fiscal, não havendo ônus ao Estado. Em segundo lugar, se trata de uma política pública – ou seja, é de responsabilidade do Estado – cuja adesão deve ser voluntária, respeitado o princípio da liberdade econômica”, dizem as associações setoriais.

As empresas dizem que os recursos para a execução do Plano desenhando no relatório já existem, pois o setor já recolheu R$113 bilhões aos fundos setoriais do Estado e apenas 8% foram aplicados.

Ao final, as associações das empresas de telecomunicações ressaltam que defendem a criação e execução de políticas públicas com os recursos que recolhe em tributos cerca de R$ 60 bilhões ao ano e que, historicamente, não são utilizados. Elas pontuam que discussões estruturantes como essas merecem ser amadurecidas para que o resultado seja perene e traga benefícios à população, considerando também a viabilidade econômica.

Assinam o documento:

  • Abrint | Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações
  • Abrintel | Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações
  • Feninfra | Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática
  • Associação NEO | Associação Brasileira de Provedores de Internet e TV por Assinatura de Pequeno Porte (PPP)
  • TelComp | Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas
  • SindiTelebrasil | Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile