Mercado móvel brasileiro registra melhor desempenho do ano em maio

Crédito: Pixabay

Maio foi o melhor mês de 2025 até agora para o mercado móvel no Brasil. Isso porque o País registrou 1,16 milhão de novas linhas ativas no período – a melhor marca desde outubro do ano passado.

O resultado tem a ver com a retomada do crescimento dos acessos de linhas do tipo padrão (celulares tradicionais) e a continuidade da consistência no setor de Internet das Coisas (IoT), com os chips que vão para maquininhas de cartão de crédito e dispositivos de monitoramento, por exemplo.

O resultado obtido, no entanto, é menor do que aquele visto em maio do ano passado (+1,2 milhão). Ainda assim, com as novas adições, o Brasil chegou a 266 milhões de chips ativos. Se considerarmos apenas os SIM cards usados em celulares, esse número chegou a 216,2 milhões.

Notícias relacionadas

Celular tradicional

Entre as grandes operadoras, a Vivo foi a única empresa que perdeu clientes (-17 mil desconexões líquidas) em relação a abril.

A TIM, por outro lado, ganhou 116 mil novos acessos – o melhor desempenho entre as três maiores teles do País. Esse resultado ficou acima da Surf (40 mil), da Brisanet (+35 mil) e da Claro (+32 mil).

Chips de celular ativos em maio de 2025 exceto IoT

Considerado o ativo mais valioso para as operadoras, o pós-pago manteve ritmo de crescimento — à medida que cresce o interesse dos brasileiros por esse tipo de cobrança. De acordo com a Anatel, o Brasil ganhou 744 mil linhas desse tipo em maio (totalizando 117,2 milhões de acessos).

Entre as três grandes operadoras, as conexões do tipo pós-pago fecharam o mês de maio assim:

Mercado móvel

O pré-pago, por outro lado, segue em queda. Foram 534 mil chips desse tipo desativados no período – totalizando 98,9 milhões de linhas em funcionamento no País.

5G avança

O 5G recebeu 1,6 milhão de acessos em maio — segundo melhor desempenho de 2025 até agora, atrás apenas de abril (+1,7 milhão).

Maior operadora do Brasil, a Vivo foi a que mais recebeu novos assinantes desse tipo no período (+764 mil). Já a Claro ganhou 533 mil acessos de quinta geração móvel, seguida pela TIM (+320 mil).Celulares 5G no Brasil em maio de 2025

Com isso, o Brasil fechou o mês de maio com 47,1 milhão de acessos 5G. Há um ano, eram 27,9 milhões. Nessa quinta-feira, 3, a TIM atribuiu o avanço do 5G no Brasil à maior oferta de smartphones compatíveis com a tecnologia móvel por aqui. 

Operadoras regionais também ajudam a subir os números do 5G no Brasil. A catarinense Unifique, por exemplo, já tem 157 mil assinantes de quinta geração móvel. Já a cearense Brisanet — que se prepara para ativar a tecnologia para 115 cidades do Centro-Oeste em 2026  – somou 66 mil. 

IoT

A Claro fechou o mês de maio com a maior adição bruta para IoT no Brasil: +448 mil, totalizando 16 milhões de linhas em funcionamento. 

A Vivo manteve a liderança no segmento, com 17,9 milhões de linhas ativas. Ainda assim, a companhia ativou menos chips IoT (+73 mil) do que a concorrente TIM — que fechou o período com 6,5 milhões de acessos desse tipo, após receber 141 mil chips na base. Outros grupos como Surf, Datora e NLT também se destacaram no período.

 

IoT no Brasil em maio de 2025 M2M PoS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!