Inatel vai atuar em desenvolvimento de microrreatores nucleares

Foto: Ascom MCTI

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) está participando de um novo projeto nacional focado no desenvolvimento e testes de tecnologias para Microrreatores Nucleares (MRN).

A iniciativa, que reúne nove Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) sob supervisão da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), busca criar uma alternativa de geração de energia limpa, distribuída e segura para o Brasil.

Financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o projeto nasceu a partir da articulação entre as empresas Diamante Geração de Energia, Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e Terminus Pesquisa e Desenvolvimento em Energia e visa desenvolver um microreator que possa operar de forma independente ou integrada a outras fontes renováveis.

Notícias relacionadas

O Inatel será responsável por três áreas chave: o desenvolvimento e teste dos sistemas de controle e proteção, o monitoramento em tempo real do reator e a integração com energias renováveis.

Os trabalhos ocorrerão nos laboratórios do Inatel, com testes finais no Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) no Rio de Janeiro. A expectativa é que essa iniciativa gere soluções de energia limpa e confiável para diversos setores, como indústria e saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!