A Emnify (provedora de conectividade M2M e IoT) lançou, no Brasil, uma nova solução eSIM voltada para frotas corporativas de dispositivos. O serviço promete agilizar implantações em larga escala por meio do provisionamento "zero-touch", que elimina a necessidade de chips físicos e permite controle total da conectividade.
Com isso, a Emnify afirma que o objetivo é automatizar o processo de gestão de conectividade ao integrar o sistema da marca ao software de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) dos clientes.
Segundo a empresa, perfis eSIM podem ser ativados automaticamente na inicialização dos dispositivos, sem qualquer ação do usuário final. A Emnify já oferece integrações pré-configuradas com plataformas como Microsoft Intune, Omnissa e Jamf.
Hoje, os métodos tradicionais de ativação de chips são o QR Code e os links. De acordo com a companhia, apesar desses modelos ainda serem úteis, eles são mais recomendados para projetos menores. Segundo a Emnify, a integração com MDMs é a solução mais escalável para organizações com grandes volumes de dispositivos.
Caso de uso
Um dos exemplos citados pela Emnify é a Discover Airlines, do Grupo Lufthansa. A companhia aérea adotou essa solução para ativar remotamente iPads usados pela tripulação.
"O provisionamento fácil e seguro de eSIMs por meio do gerenciamento de dispositivos móveis simplificou a implantação de dispositivos em escala, garantindo que os pilotos sempre tenham acesso a aplicativos essenciais sem configuração manual significativa antecipada", afirmou o responsável pelo Electronic Flight Bag da empresa, Jonas Becker.
"Nossa solução não só entrega a velocidade necessária para implantações em larga escala, como também oferece um controle incomparável sobre a conectividade IoT dos nossos clientes", afirmou o CEO da Emnify, Frank Stoecker.
A solução inclui ainda um portal de gestão, que permite controle sobre o consumo de dados, filtros DNS para servidores específicos, definição de limites e automações personalizadas baseadas em eventos de conectividade.