Banda larga: teles aceleram adições e TecPar chega a 1 milhão de acessos

(crédito: Freepik)

O mercado de banda larga chegou a 52,66 milhões de acessos reportados em maio, de acordo com dados compilados pela Anatel com operadoras e provedores. O número aponta queda de 1,1% na comparação com abril, quando o total de conexões de internet fixa somava 53,22 milhões.

No entanto, vale destacar que o dado de maio ainda é preliminar. Em geral, todos os meses, a Anatel revisa o número prévio, uma vez que parte dos pequenos provedores costuma atrasar o envio dos relatórios de acesso. Inclusive, o dado inicial de abril foi reajustado em 570 mil e alcançou 53,2 milhões de acessos.

De todo modo, considerando o intervalo de 12 meses até maio, nota-se que o mercado expandiu com o acréscimo de pelo menos 2,1 milhões de acessos (eram 50,5 milhões em maio de 2024). A alta anual é de 4,2%.

Notícias relacionadas

O painel da Anatel ainda aponta que os pequenos prestadores representam 56,3% do mercado (29,68 milhões de acessos), ao passo que os grandes grupos detêm 43,6% de participação em termos de carteira de assinantes (22,97 milhões).

Grandes operadoras

Os dados mostram que as grandes operadoras aceleraram as adições em maio. A Claro, líder de mercado, chegou a 10,39 milhões de assinantes, expandindo a base em 22 mil acessos no quinto mês do ano – em abril, a carteira tinha registrado a adição de 18 mil.

Já a Vivo segue sendo o destaque em termos de ampliação de base. A marca da Telefônica Brasil ativou 61 mil conexões de banda larga fixa em maio, ante 43 mil em abril. Com isso, alcançou 7,6 milhões de clientes.

A TIM, vale lembrar, tem uma operação menor do que as rivais. Ainda assim, a operadora incrementou a carteira com o acréscimo de 3,8 mil acessos, superando ligeiramente o resultado do mês anterior (3,5 mil). Ao todo, a tele fechou maio com 804,2 mil assinantes de internet fixa.

Serviços da Oi

O painel de acessos da Anatel segue reportando a Oi como operadora de banda larga, apesar da venda da carteira de clientes de fibra óptica para a V.tal, cuja operação passou a ser realizada de forma segregada pela Nio.

De todo modo, levando em conta todas as tecnologias, os números atribuídos à Oi apontam 4,17 milhões de acessos de banda larga fixa, redução mensal de 42 mil clientes.

Observando apenas as conexões de fibra óptica (hoje, operadas pela Nio), a base soma 4,002 milhões. O número, de todo modo, indica perda de 39,3 mil acessos em maio.

Sendo assim, a Oi ainda conta com 161,1 mil assinantes de banda larga que utilizam a tecnologia de cabo metálico. No saldo mensal, houve perda de cerca de 3,1 mil acessos.

Brasil TecPar no clube do 1 milhão

No caso das empresas consideradas prestadoras de pequeno porte (PPPs), o destaque fica por conta da Brasil TecPar, que entrou oficialmente para o grupo dos provedores com mais de 1 milhão de clientes.

Acontece que a Anatel passou a contabilizar os 178 mil acessos provenientes da Sempre Internet, cujo processo de aquisição foi concluído recentemente. Desse modo, a TecPar alcançou uma base de 1,07 milhão de acessos em maio.

O número, vale lembrar, deve ter um novo salto em breve, uma vez que a incorporação da Allrede (219,3 mil assinantes) segue em andamento. Somando as operações, a TecPar logo alcançará cerca de 1,29 milhão de acessos.

Provedores

Em termos de expansão orgânica, os destaques de maio ficaram por conta da Starlink (+13 mil) e da Ligga (+12 mil), cujas carteiras chegaram a 385,4 mil e 343,9 mil assinantes.

A Brisanet adicionou 9 mil clientes à base fixa em maio, totalizando 1,51 milhão. O mesmo saldo positivo (+9 mil) foi registrado pela Algar, que fechou o mês com 831,4 mil acessos.

Também registraram resultados positivos, ainda que mais modestos, a Desktop (+6 mil), a Unifique (+3 mil) e a Alares (+800) – as bases, respectivamente, totalizaram 1,17 milhão, 814 mil e 796,2 mil.

Por outro lado, a Giga+ perdeu cerca de 7 mil clientes em maio, ficando com uma base de 1,65 milhão. A Mhnet registrou 1,5 mil desconexões, com a carteira encolhendo para 317,2 mil. A Vero, por sua vez, praticamente manteve o número de 1,38 milhão de assinantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!