Fornecimento de kits se normaliza, mas base da TVRO ainda é desconhecida

Foto: Pexels

A escolha de Brasília para ligar o 5G na próxima quarta-feira, 6, aconteceu por conta do cenário com menor quantidade de acessos de TV parabólica, além das estações profissionais de satélite (FSS). Segundo o conselheiro Moisés Moreira, não houve nenhum problema reportado com a TVRO e os kits estão chegando, mas o desafio para o restante do País deverá ser maior porque ainda não há certeza para a quantidade de receptores da banda C existentes em domicílios com moradores beneficiários do Cadastro Único. Essas fam;ilias teriam direito a receber gratuitamente o kit de recepção em banda Ku. 

"Não conseguimos fechar o diagnóstico pelo tamanho do desafio – precisa ser para quem tem CadÚnico e ter TV parabólica funcionando", colocou ele em participação no TeletimeTec, evento organizado por TELETIME nesta segunda-feira, 4. Em Brasília, diz, 400 famílias entraram em contato com Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF), mas elas só estavam inscritas no cadastro único, e não tinham o TVRO ativo.

A boa notícia é que, após atrasos que motivaram o adiamento da liberação do espectro, como problemas na importação, na aduaneira, e por conta do lockdown na China e escassez de semicondutores, o fornecimento de kits está se normalizando. Mas apenas na semana passada é que foi realizada a primeira instalação do kit em Brasília. "A EAF informou ao GAISPI que o fluxo de equipamentos está sendo retomado", diz.

Notícias relacionadas

No Brasil, estima-se uma base de 8 milhões de famílias com os dois requerimentos para receber o kit da migração da banda C para a banda Ku, de acordo com informações do PNAD 2019. Há então um desafio da comunicação para essas famílias. A EAF, que adota a marca fantasia Siga Antenado, tem feito campanha não apenas no site e em número 0800 para contato, mas também com comunicação em emissoras de TV, ônibus e jornais.

Em geral, nas capitais, há um impacto menor nessa questão. A EAF entende que há menor base nessas cidades, mas o problema com FSS é maior. A partir de 1º de janeiro, com as cidades acima de 500 mil habitantes ligando o 5G, há uma expectativa que "esse problema da TVRO pode aumentar rapidamente", conforme comentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!