Publicidade
Início Newsletter DF terá cobertura de 80% de sua área com 328 antenas 5G,...

DF terá cobertura de 80% de sua área com 328 antenas 5G, afirma Anatel

Em coletiva concedida no começo da noite desta segunda-feira, 4, o presidente do Gaispi, conselheiro Moisés Moreira, confirmou que na próxima quarta-feira, 6, o Distrito Federal já contará com a tecnologia 5G em pleno funcionamento, com uma cobertura média de 80% do território do DF.

Tanto a data de ligamento como a data de corte para estações profissionais de satélite (FSS) foram aprovadas na reunião extraordinária do grupo de acompanhamento da faixa de 3,5 GHz que aconteceu nesta tarde. Os boletos relativos às taxas de instalação deverão ser emitidos na manhã da terça, 5, com o pagamento previsto ao longo do dia, disse Moreira.

Segundo Vinicius Caram, Superintendente de Outorgas e Recursos a Prestação da Anatel, a quantidade de estações radiobase (ERB) licenciadas por operadora será: Claro, com 82; Vivo com 78; e TIM com 164. No total, o DF contará com 328 ERBs funcionando com a tecnologia 5G.

Notícias relacionadas

“A media é de 100 estações radiobase por operadora no DF, com maior concentração no Plano Piloto. Somadas na mancha de cobertura, teremos aí com essa quantidade aproximadamente 80% da cobertura do DF com a tecnologia”, disse Caram.

O superintendente da Anatel lembra ainda que pelo edital, as empresas tinham que instalar 33 antenas até o final de julho. Dessa forma, a quantidade está três vezes acima do previsto, mas que é possível ainda ter mais expansões para cobrir mais áreas.

Os testes para o funcionamento da tecnologia no DF começaram ainda antes da realização do leilão, informou a Anatel. Moisés Moreira disse que as próximas capitais a receber a tecnologia 5G serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. Isso será definido em uma futura reunião ordinária do Gaispi, que deverá ser realizada na próxima semana.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile