Publicidade
Início Newsletter Belo Horizonte deve ser a próxima capital a ligar o 5G; confira...

Belo Horizonte deve ser a próxima capital a ligar o 5G; confira as demais

Igreja São Francisco de Assis da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais

As próximas capitais que deverão ter o 5G ligado após Brasília deverão ser Belo Horizonte primeiramente, seguida de Porto Alegre e São Paulo. Vai depender da viabilidade técnica e dos resultados obtidos com a ativação na capital federal nesta semana, segundo o conselheiro Moisés Moreira, presidente em participação no TeletimeTec, evento organizado por TELETIME nesta segunda-feira, 4. 

Moreira ressaltou que dependerá sempre da liberação do grupo que acompanha a faixa, o GAISPI (no qual é presidente), declarando ter cautela antes de cravar uma data. Uma reunião extraordinária foi convocada pelo conselheiro para esta segunda-feira, 4, mas o caso das demais capitais deverá ser debatido na semana que vem. “Vamos ligar em Brasília e vamos aguardar mais um mês [para observar e debater os resultados], talvez na próxima reunião ordinária do GAISPI, para o dia 13, quarta-feira da próxima semana”, colocou ele. 

“Pode ser que autorize, desde que tenha equipamentos. Não dá para instalar, retirar e instalar de novo, os recursos são limitados”, declarou Moreira ao ser perguntado se um eventual problema provocasse a necessidade de desligamento do 5G. 

Notícias relacionadas

O conselheiro reforça que, segundo a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz, “tudo indica que Belo Horizonte seja a próxima”. Para a cidade de São Paulo há a preocupação com a grande quantidade de estações profissionais de serviço fixo de satélite (FSS), considerado por ele como o maior problema. “Quanto mais, mais complicado”. 

Terá de ser levantado o número de estações cadastradas para a instalação de filtros, bem como a necessidade de coordenação com sistemas de aviação. O conselheiro conta que em Brasília, a EAF instalou duas antenas nas imediações do aeroporto, mas que a segunda acabou dando problema e foi trocado. Esse diálogo é feito com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (DECEA), que também será acionado nas demais capitais, como Belo Horizonte.

Dificuldades

Moisés Moreira colocou que é possível que capitais possam ter o prazo antecipado como Brasília, desde que o GAISPI aprove. Isso dependerá dos trabalhos técnicos, que ele considera indicar essa possibilidade. O trabalho tem sido centrado nas capitais porque o prazo é exíguo, mas ele entende ser possível. “Não vejo ser preciso talvez atrasar em outras capitais”. 

O conselheiro conta que a experiência em Brasília acabe facilitando a instalação e limpeza da faixa. Para a capital amazonense, contudo, a previsão é menos animadora. “Em Manaus tem uma estação master que pode ser mudada, e isso custa muito e demanda muito tempo”, colocou. 

Sem dados de TVRO

Moreira também diz que o Gaispi e a EAF ainda não têm como dimensionar com precisão a quantiade de kits que serão necessários para a migração dos usuários de TVRO da banda C para a banda Ku. Isso porque é preciso fazer o cruzamento dos dados do Cadastro Único. Ele exemplificou com Brasília: “quando começamos a campanha informando que os beneficiários teriam direito, a EAF recebeu mais de 400 ligações, mas se constatou que as pessoas não tinham banda C em casa”. Ele destaca que as estimativas da Anatel foram basedas na pesquisa Pnad do IBGE, e que o número inicialmente projetado (8 milhões) pode estar errado para “menos ou para mais”, e que isso é difícil de se estimar nesse momento. Mas segundo Moreira, esse não deve ser um impeditivo para o desligamento, já que o edital pede apenas que as campanhas tenham sido inciiadas e que a EAF esteja pronta para fazer a troca do kit de recepção de quem solicitar em cinco dias.

Antecipação

Conforme disse Moisés Moreira, as cláusulas do edital do 5G têm força de lei, e por isso não podem ser flexibilizadas. Por isso, diz que a proposta do conselheiro Vicente Aquino de antecipação do cronograma onde for possível é louvável, mas poderia não ser exequível, tanto do ponto de vista de prazos quanto de recursos. 

Depois da primeira etapa, as cidades acima de 500 mil habitantes deverá ter o 5G liberado em janeiro de 2023. “Dentro do edital tem a obrigação, e as cidades são prioridade. O trabalho da EAF pode ser flexível e mais dinâmico. Terminando as capitais, [a entidade] pode dividir o Brasil em regiões e focar na mitigação do FSS e migração das parabólicas”, colocou Moreira, citando os pequenos provedores que também poderiam ter essa antecipação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile