5G: Anatel ampliará data de corte para cadastramento de estações FSS

Foto: Pixabay

Além do ligamento no 5G em Brasília no dia 6 de julho, o conselheiro da Anatel e presidente do GAISPI, Moisés Moreira, afirmou que está estendendo a data de corte para o cadastro das estações profissionais de satélite na banda C estendida. Para ele, por conta da necessidade de flexibilidade em algumas questões técnicas, a data do corte considerada será o último dia 30 de junho.

Moreira coloca que a campanha de divulgação tem sido feita pela agência, mas que na Capital Federal foi visto um cenário ainda aquém do esperado. "Sentimos que houve um crescimento grande [de cadastramentos], mas em Brasília, no primeiro contato de campo, percebemos que ainda tinha as que não foram cadastrados", explicou ele durante o TeletimeTec, organizado por TELETIME nesta segunda, 4, em São Paulo. 

Com essa experiência, o conselheiro reforçou ainda que a data de corte de 30 de junho vale para o Brasil inteiro, e não apenas para Brasília. A proposta desse prazo para as estações profissionais de serviço de satélite fixo (FSS) também será apresentada na reunião extraordinária do GAISPI  às 17h desta segunda-feira.

Notícias relacionadas

Filtros

No caso de Brasília, os trabalhos da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) continuaram durante o final de semana, incluindo a constatação de problemas inesperados. Um filtro LNB na TV Record precisou ser trocado. "Acima de 3.800 MHz não se esperava, mas é um aprendizado", declara.

Moisés Moreira explica que há uma espécie de sala de guerra na EAF, não apenas para Brasília, mas todas as localidades, para resolver uma demanda de problema imediata. Essa possibilidade é, naturalmente, esperada. "Todas as estações FSS receberam filtro. Algumas podem dar trabalho, às vezes só o filtro pode não ser suficiente."

Especificamente, no caso de estações abaixo de 3,8 GHz, o LNB precisará ter filtro reforçado. "Só funcionando mesmo é que a gente vai ver o que acontece." Há uma possibilidade também de utilizar LNB "enhanced", que já seria totalmente pronto para as eventuais necessidades dessa frequência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!