Publicidade
Início Newsletter Vodafone e Deutsche Telekom começam a operar 5G na Europa

Vodafone e Deutsche Telekom começam a operar 5G na Europa

O pentacampeão de F1, Lewis Hamilton, é o embaixador do 5G na operadora britânica. Foto: Divulgação

[Publicado originalmente no Mobile Time] Duas grandes operadoras europeias lançaram suas operações com a quinta geração da Internet móvel nesta semana, Vodafone e Deutsche Telekom. As companhias começam em um modelo similar àquele desenvolvidos por norte-americanos, sul-coreanos e chineses: poucos dispositivos (hubs e smartphones), foco em consumo de dados e em grandes centros urbanos.

Confira abaixo o modelo de cada empresa.

Deutsche Telekom

Notícias relacionadas

A companhia alemã começou a sua operação nesta quinta-feira, 4, ao levar o 5G para Berlim e Bonn, e em seguida Darmstadt, Hamburgo, Leipzig e Munique. Para o final do ano, a Deutsche espera instalar 300 antenas em mais de 100 localidade do País. E até o final de 2020, a empresa estima ter o 5G em mais de 20 cidades na Alemanha.

Para os consumidores, a operadora oferta a sua rede 5G com smartphones e hub de rede sem fio. No modelo com handsets, o plano de dados 5G ilimitado em dados custa 84,95 euros por mês e o handset, um Samsung Galaxy S10 5G, custa 899,95 euros. Para residências, o plano de dados custa 74,95 euros e o hub HTC 5G Hub custa 555,55 euros.

A operadora afirmou ainda que pretende expandir a capilaridade de sua rede 4G com a construção de 2 mil ERBs de LTE apenas em 2019, com foco principal em levar conectividade para o campo.

Vodafone

Por sua vez, a operadora britânica começa a operar sua rede no próximo dia 10. O serviço com 5G chega inicialmente a sete cidades do Reino Unido: Glasgow, Londres, Manchester, Liverpool, Birmingham, Cardiff e Bristol. Até o final do ano, a rede será ampliada para Birkenhead, Blackpool, Bournemouth, Guildford, Newbury, Portsmouth, Plymouth, Reading, Southampton, Stoke-on-Trent, Warrington e Wolverhampton.

São três planos de dados móveis ilimitados para 5G da Vodafone: Unlimited Max por 30 libras, Unlimited por 26 libras e Unlimited Lite por 23 libras. Para residências existe Together, que é um combo de internet móvel com internet fixa por 50 libras. Em dispositivos, a Vodafone traz o Samsung Galaxy S10 5G, Xiaomi Mi Mix 3 5G e o roteador 5G GigaCube com valores que começam em 30 libras por mês em um contrato de dois anos.

A companhia, que investe anualmente 1 bilhão de libras esterlinas em melhorias na sua rede móvel, pretende ofertar roaming de 5G para pessoas que viajarem para Alemanha, Espanha e Itália até o final do terceiro trimestre (verão europeu).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile