Ranking de velocidade da banda larga sul-americana põe Net e Vivo entre cinco primeiras

Um ranking que mediu a velocidade de download ofertada por operadoras de banda larga fixa em dez países da América do Sul teve as brasileiras Net e Vivo entre as cinco melhores colocadas da região. Aferida pela nPerf a partir de 5,4 milhões de medições realizadas em 2018, a relação teve a chilena VTR disparada no primeiro lugar, com velocidade de download média de 58,08 Mbps.

A Net ocupou a segunda colocação, com 37,27 Mbps médios. Já a Vivo aparece no quinto lugar, com velocidade de download de 33,70 Mbps. Outras operadoras brasileiras de banda larga fixa não aparecem na lista das quinze melhores rankeadas pela nPerf, na qual constam quatro empresas chilenas e quatro argentinas (ver imagem abaixo). Para a média foi considerada a combinação de todas as tecnologias utilizadas pelas operadoras.

Sediada na França, a nPerf realiza a aferição através de ferramenta gratuita disponível para download e também com a ajuda de medidores instalados em sites parceiros. "O objetivo do teste de velocidade é medir a capacidade máxima da conexão de dados em termos de velocidade e latência. Para conseguir isso, a nPerf estabelece várias conexões simultâneas, a fim de saturar a largura de banda para medir com precisão. Os resultados obtidos estão sujeitos a verificações automáticas e manuais, a fim de evitar duplicidades, cópias e descartar quaisquer usos abusivos ou fraudulentos", afirma a empresa.

Vale notar que em abril, conforme dados da Anatel, os pacotes de banda larga fixa com velocidades acima dos 34 Mbps se tornaram a maioria no mercado brasileiro, com grande contribuição dos provedores regionais (ISPs). Em maio, 10,160 milhões de acessos do gênero já eram contabilizados.

15 COMENTÁRIOS

  1. Só propaganda enganosa. Tenho NET de 120 MB. Nunca passa de 50 MB. A maioria dos testes de velocidade acusa menos de 40, em qualquer horário, de qualquer dia.

    • Fiquem contentes, pois Moro na região metropolitana de curitiba ao lado do aeroporto afonso pena(considerado um dos mais modernos do Brasil) e minha internet não passa de 10 mb/s, fora que è de Uma empresa pequena porque a oi que nem aparece Nessa lista não tem Porta suficiente para os moradores da região.

    • Ja aqui (Rio de Janeiro), tambem tenho Net de 120 Mbps e em qualquer teste e horario a velocidade de download entregue pela operadora sempre ultrapassa um pouco esse valor. Meus downloads na Usenet sempre atingem o maximo da conexao (sempre!). Os torrents somados por diversas vezes usam o maximo tambem.

      Quando voce faz o teste, Silvio, voce usa um dispositivo conectado à internet usando cabo coaxial? Essa é a unica forma correta, garantida e confiavel de testar. Testes usando aparelhos que usam conexao WiFi nao sao validos e nao tem credibilidade alguma, porque o WiFi nao é confiavel e nao reflete a velocidade que operadora está entregando para voce no cabo.

      (Alem disso, a operadora de banda larga fixa nao tem responsabilidade alguma sobre a velocidade WiFi, que depende de mil detalhes para funcionar bem).

      .

  2. Quem tem vivo ADSL sabe que é a mais pura mentira. Só não troquei por que não tem disponibilidade de outra banda larga na minha quadra. No dia que tiver, bico a vivo. Não quero ela aqui nem me pagando muito. Internet lixo.

  3. Tenho uma banda larga da Net de 240 MB. Oscila no 20 a 30 MB nos testes, horrível, nunca atingiu os 240, só nos 3 primeiros dias que chegou a 180 MB. Um descaso pq vc liga lá, e a resposta automática é que a rede está em manutenção e todos os técnicos estão na área trabalhando.

    • Isso aí cheira a teste feito com celular ou outro aparelho conectado por WiFi. Testes de velocidade usando WiFi nao sao validos e nao tem credibilidade alguma, porque o WiFi nao é confiavel e nao reflete a velocidade que operadora está entregando para voce no cabo.

      O unico teste valido e confiavel para banda larga fixa é usando um dispositivo conectado à internet usando cabo coaxial. WiFi nao serve. E para atingir velocidade de 240 Mbps, voce precisa ter todos os equipamentos da sua rede (incluindo roteadores, switches e as placas de rede dos computadores) compativeis com o padrao Ethernet Gigabit. Alem disso os cabos Ethernet precisam ser no minimo do tipo CAT 5e e bem crimpados com todos os fios (alguns cabos trazem apenas 4 fios crimpados, esses nao atingem velocidades maiores que 100 Mbps).
      .

  4. Sério que Net está boa assim? Não dá de acreditar não.Tinha de 50mb aqui em casa, mal conseguia jogar online. Isso aqui em Florianópolis. E trocamos outras duas vezes e é ridículo de mais os serviços prestados, com preços altíssimos. Brasil é uma selva do mais malandro e ladrão desde 1500.

    • Thiago, o que atrapalha jogo é latencia alta (delay de entrega de pacotes), e nao velocidade de conexao. Talvez seu problema fosse esse. Seja como for, velocidade pouco (ou quase nada) tem a ver com problemas em jogos online.

      .

  5. Para se medir uma alta velocidade de internet .
    Pelo Wi-Fi vc tem de usar a rede 5.8 Ghz .
    Que pela 2.4 Ghz vc vai medir o que a rede Wi-Fi do celular suportar que em 2.4 Ghz vai ser de no máximo 45 megas.
    Pelo cabo de rede tem de verificar se a placa de rede se é 1000/1000 . que se ela for 100/100 a velocidade máxima que vc vai medir vai ser os 100 megas que a placa suporta . espero ter ajudado alguém. Paz . Pro…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.