Variedade de aparelhos LTE triplica no mundo

O número de aparelhos LTE triplicou em um ano, segundo estudo da Global Mobile Suppliers Association (GSA) divulgado nesta quarta-feira, 4. O levantamento da associação contabilizou 417 dispositivos (280 a mais do que em junho de 2011), entre smartphones, tablets e outros produtos, fabricados por 67 empresas.

Notícias relacionadas
De acordo com a pesquisa, foram contabilizados 157 roteadores, 83 smartphones, 78 dongles, 45 módulos, 31 tablets, 19 notebooks, três femtocells e um cartão de PC. Desses, 68 aparelhos podem operar no modo TDD, enquanto 267 deles podem trabalhar também nas redes HSPA, HSPA+ ou DC-HSPA+, para uma experiência de uso mais tranquila de acordo com o local de cobertura.

O total de aparelhos habilitados para o espectro de 2,6 GHz também cresceu por conta de sua adoção na Europa, aumentando 85% desde janeiro deste ano, quando tinha 65 dispositivos. Seis meses depois, o estudo já registra 120 aparelhos, entre smartphones, tablets, modems e outros. A faixa é a mesma que será utilizada no Brasil (além da frequência rural de 450 MHz), embora nenhum aparelho tenha sido homologado pela Anatel para operação ainda.

A pesquisa também mostrou uma ampla utilização da faixa de 700 MHz devido à adoção do padrão nos Estados Unidos, com 193 aparelhos somente no mercado norte-americano. Outra grande tendência foi a de crescimento do espectro 1,8 GHz (3GPP Banda 3, originalmente utilizada para o GSM). As operadoras têm investido nessa faixa em locais onde o 2,6 GHz ou as bandas do dividendo digital (700 MHz e 800 MHz) não estão disponíveis. O número de aparelhos para o 1,8 GHz cresceu para 98, quase o dobro em relação a janeiro de 2012, quando foram registrados 50 dispositivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!