Variedade de aparelhos LTE triplica no mundo

O número de aparelhos LTE triplicou em um ano, segundo estudo da Global Mobile Suppliers Association (GSA) divulgado nesta quarta-feira, 4. O levantamento da associação contabilizou 417 dispositivos (280 a mais do que em junho de 2011), entre smartphones, tablets e outros produtos, fabricados por 67 empresas.

Notícias relacionadas
De acordo com a pesquisa, foram contabilizados 157 roteadores, 83 smartphones, 78 dongles, 45 módulos, 31 tablets, 19 notebooks, três femtocells e um cartão de PC. Desses, 68 aparelhos podem operar no modo TDD, enquanto 267 deles podem trabalhar também nas redes HSPA, HSPA+ ou DC-HSPA+, para uma experiência de uso mais tranquila de acordo com o local de cobertura.

O total de aparelhos habilitados para o espectro de 2,6 GHz também cresceu por conta de sua adoção na Europa, aumentando 85% desde janeiro deste ano, quando tinha 65 dispositivos. Seis meses depois, o estudo já registra 120 aparelhos, entre smartphones, tablets, modems e outros. A faixa é a mesma que será utilizada no Brasil (além da frequência rural de 450 MHz), embora nenhum aparelho tenha sido homologado pela Anatel para operação ainda.

A pesquisa também mostrou uma ampla utilização da faixa de 700 MHz devido à adoção do padrão nos Estados Unidos, com 193 aparelhos somente no mercado norte-americano. Outra grande tendência foi a de crescimento do espectro 1,8 GHz (3GPP Banda 3, originalmente utilizada para o GSM). As operadoras têm investido nessa faixa em locais onde o 2,6 GHz ou as bandas do dividendo digital (700 MHz e 800 MHz) não estão disponíveis. O número de aparelhos para o 1,8 GHz cresceu para 98, quase o dobro em relação a janeiro de 2012, quando foram registrados 50 dispositivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.