Telefônica não estimou prejuízo com apagão e acha difícil impacto regulatório

A pane na rede de dados da Telefônica poderá ter efeitos relevantes para a empresa do ponto de vista financeiro, já que não só a imagem dos produtos foi afetada como haverá pedidos de indenização e necessidade de ressarcimento dos assinantes.
Outro problema para a empresa é que o incidente acontece justamente em um momento de revisão de regras pela Anatel, com a consulta pública em andamento, o que pode provocar manifestações de entidades de defesa dos usuários e de empresas de acesso à internet.
Antônio Carlos Valente, presidente da empresa, disse nesta sexta, dia 4, que a tele ainda não avaliou quanto terá de prejuízo e quanto terá que contingenciar para ressarcir as perdas. Valente admite que a empresa poderá ser multada pela Anatel, conforme prevê a LGT (Lei Geral das Telecomunicações), até o limite de R$ 50 milhões. "Esperamos não chegar a isso. Estamos tomando todas as medidas necessárias e nossa ação está sendo transparente tanto para o consumidor quanto para a Anatel", afirmou o executivo.

Notícias relacionadas
Sobre a possibilidade de o incidente afetar o processo de revisão regulatória (a audiência pública em São Paulo acontece justamente nesta segunda, 7), Valente disse "achar difícil" e não quis comentar o assunto. Um dos pontos mais polêmicos propostos no novo PGO é a questão da separação das empresas de banda larga e de telefonia fixa, argumento que ganharia força com a vulnerabilidade do serviço de banda larga. Além da necessidade de uma regulamentação específica para serviços de valor agregado.

Terceirização

Recentemente, a Telefônica promoveu um grande processo de terceirização de serviços de manutenção, cujo contrato para a rede de fibra óptica ficou com a Ericsson e os serviços de manutenção com a Nortel e NEC. No processo de terceirização foram demitidos cerca de 700 profissionais, dos quais estima-se que 400 foram absorvidos pelos fornecedores contratados.
Valente descartou que o problema tenha se dado por falta de manutenção ou de investimentos na infra-estrutura para abarcar o crescimento explosivo da banda larga no País. "A rede está preparada para o crescimento", disse o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!