Hélio Costa admite vulnerabilidade da rede de internet

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, admitiu nesta sexta-feira, 4, que há vulnerabilidade no sistema de transmissão de dados e de acesso à internet.
"O sistema, lamentavelmente, é vulnerável. Isso já aconteceu em outros países. Não é a primeira vez que acontece no mundo. Já aconteceu nos Estados Unidos, na Europa e, infelizmente agora, em São Paulo. Temos que estar preparados sempre com a rede B, mas, infelizmente, a rede B também falhou em São Paulo", afirmou o ministro, ao comentar a pane no sistema de transmissão de dados da companhia Telefônica, que ficou fora do ar por 24 horas no Estado.
Segundo o ministro, ainda não se pode falar em punição nesse caso, porque, até agora, não foi identificada a causa do problema. "Não podemos ainda afirmar absolutamente nada, porque não se tem nenhuma notícia do que causou essa pane. Estamos aguardando pronunciamentos técnicos da Anatel".

Notícias relacionadas
Hélio Costa disse que não há risco de ocorrência de caso semelhante em outros grandes centros, com Rio de Janeiro e Belo Horizonte, porque há uma espécie de plano B, que seria uma linha para atender a esse tipo de emergência.
O sistema de transmissão de dados da Telefônica, que segundo a operadora foi restabelecido às 23 horas de quinta-feira, 3, impediu os acessos de 2,4 milhões de assinantes ao sistema de internet. Diversos serviços à população foram prejudicados.
O ministro informou que conversou com o presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, que reconheceu a deficiência do sistema durante 24 horas e se disse pronto para receber todas as reclamações. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!